domingo, 5 de abril de 2009

Escola Bíblica Dominical

Corinto - Uma igreja fervorosa, mas não espiritual

O Pr. Antônio Gilberto foi muito feliz ao abordar um assunto de tanta urgência em nossos dias, visto o grande surgimento de crentes que têm em certos "movimentos" o símbolo da verdadeira santidade.
Parece meio contraditório dizer que uma pessoa FERVOROSA não seja ESPIRITUAL. Mas é justamente isso que estamos vendo. È importante ressaltar que "línguas estranhas" e "profecias" não são símbolos de santidade, até mesmo porque esta última a Bíblia nos dá autoridade para julgá-las (1 Co 14. 29, 40). Qual não é o número de crentes que se dizem "fervorosos" (e até demonstram ser nos cultos), mas que não pagam suas contas, são espancadores, o casamento está de mal a pior, não têm diálogo com os filhos, entre outras obras demonstradas no dia a dia que não condizem com a fé demonstrada dentro das quatro paredes de sua igreja local? Isto é lamentável!
Os crentes de Corínto usavam os dons para a realização individual, promoção pessoal e disputas, sendo necessário que Paulo os ensinasse a verdadeira finalidade dos dons: desenvolvimento, crescimento, amadurecimento e edificação do Corpo de Cristo ( 1 Co 14.3-5,12,26 ).
Quero deixar bem claro que não há nada de errado uma pessoa ser fervorosa, "canela de fogo", "retété" , "fogo puro" ou como queiram chamar, até porque a nossa denominação cresceu assim, debaixo das manifestações do Espírito Santo de Deus e nós Assembleianos não podemos esquecer de nossas origens. O que o crente tem que fazer é viver tudo isso na sua vida diária. Na sua rua, escola, trabalho, etc, ao contrário estará sendo hipócrita. Nosso comentarista foi muito enfático ao escrever: "Os dons têm a ver com o que fazemos para Deus. O caráter cristão com o que somos para Ele."
Eis uma receita para voçê ser vitorioso:
Poder + poder = fanatismo
Sabedoria + sabedoria = formalismo
Poder + sabedoria = equilíbrio espiritual.
Pedro nos ensina: "...crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." (2 Pe 3.18). Muitos insistem em crescer só na "graça", porém, se esquecem de uma leitura diária da Bíblia, não participam da Escola Dominical, dos Cultos de Ensinamentos e não obedecem ao pastor da igreja (até se julgam mais espirituais que este!). Nada melhor do que aquele crente que cresce na "graça", mas que busca também o conhecimento da Palavra de Deus, que gasta seu tempo estudando a Bíblia, lendo bons livros, comentários bíblicos e que são alunos fiéis da EBD. Este sim, alcançará a verdadeira maturidade espiritual.
Que nossa vida cristã seja conhecida pelos nossos frutos e não somente pelo fervor espiritual! Que Deus em Cristo vos abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário