terça-feira, 21 de abril de 2009

JANELA 10/40

A Janela 10/40

DEFINIÇÃO

Janela 10/40 é o nome que se dá a faixa de terra que vai do oeste da África até a Ásia, subindo a partir da linha do equador. O nome originou-se porque este território forma uma janela entre os graus 10 e 40, formando desta forma um retângulo. Nesta região vive o maior número de povos não evangelizados da Terra. Cerca de 3,2 bilhões em 62 países. Nesta área estão grandes centros urbanos da atualidade, como Tóquio, Bagdá, Bancoc, entre outras cidades que abrigam milhares de pessoas. A área tem milhares de pessoas com problemas de alimentação. De cada dez pobres da Terra, oito moram ali. É também nesta região que se concentram os adeptos das três maiores religiões não-cristãs do mundo: islamismo, hinduísmo e budismo.
Na grande parte dos países desta região, os missionários não são bem recebidos. Existe pouca liberdade religiosa e uma grande carência de líderes, pastores e escolas de treinamento para os poucos cristãos que vivem naquelas terras. Há poucos obreiros atuando nestas terras e a necessidade da tradução da Bíblia nos idiomas locais é urgente. Os crentes desta região sofrem constante perseguição e suas reuniões, na maioria dos países, são feitas secretamente, devido ao grande número de cristãos mortos por anunciar publicamente o Nome de Jesus.

AS SETE REALIDADES DA JANELA 10/40

1ª – O SIGINIFICADO HISTÓRICO E BÍBLICO

A Bíblia narra que Deus colocou Adão e Eva no “coração” do que agora é a janela 10/40. Após pecarem, os homens intentaram dominar construindo a Torre de Babel, onde hoje está o “coração” da janela 10/40, e foi feita como uma provocação contra Deus. Foi neste local que o homem se voltou contra Deus no passado e no presente continua rebelde contra Ele.

2ª – NA JANELA 10/40 ESTÃO OS PAÍSES MENOS EVANGELIZADOS

Nesta área estão os países que têm o mínimo de conhecimento do evangelho. Perto de 2/3 da população do mundo reside nesta área. Com um total aproximado de 3 bilhões de pessoas, a “Janela 10/40” inclui 62 países, estados soberanos e não-soberanos. Dos 50 países menos evangelizados do mundo, 37 estão na Janela 10/40.

3ª – O DOMÍNIO DE TRÊS BLOCOS RELIGIOSOS

A maioria dos adeptos do Hinduísmo, Budismo e Islamismo está concentrada na Janela 10/40. O mundo mulçumano atinge uma extensão desde o norte da África até o Oriente Médio , representando cerca de 700 milhões de pessoas. Há uma área que cobre o subcontinente da Índia, como uma grande sombra, onde está presente o hinduísmo, também com cerca de 700 milhões de adeptos. Na China, há grande predominância do budismo. O islamismo está saindo da Janela 10/40 e atigindo todo o mundo. A Índia, cega pelo Hinduísmo, deixa suas crianças morrerem na pobreza para engordarem vacas e ratos, os quais são adorados. A China, além do budismo, tem grande crença no folclore, misticismo, animismo e práticas ocultistas.

4ª – A PREDOMINÂNCIA DA POBREZA

Na Janela 10/40, oito em cada dez pessoas, têm um orçamento inferior a 500 dólares por ano e apenas 8% dos missionários trabalham entre eles. Temos que nos lembrar que Jesus se interessou pelos pobres e necessitados. O evangelho é boas novas para os pobres. (Lc 4.18; 6.20; 7.22).

5ª – OS GRUPOS ÉTNICOS-LINGUISTICOS NÃO ALCANÇADOS

Na Janela 10/40 encontra-se o maior grupo espiritualmente quebrado de megapovos etnolinguísticos ( mais de 1 milhão ). 90% dos indivíduos desses grupos populacionais vivem na Janela 10/40.

6ª – AS CIDADES (MEGALÓPOLIS) MENOS EVANGELIZADAS

È dentro da área da Janela 10/40 que estão as maiores megalópoplis do mundo. Isso quer dizer que em cada uma delas vivem mais de 1 milhão de pessoas. Eis aqui um imenso campo missionário.

7ª – AS FORTALEZAS DE SATANÁS ESTÃO CONCENTRADAS NA JANELA 10/40

As bilhões de pessoas que vivem na Janela 10/40, só não estão debaixo de enfermidades, pobrezas e calamidades, mas também são escravas de Satanás, cegadas por ele, para não aceitarem o evangelho de Cristo (2 Co 4.4). Mesmo diante disto , a igreja não deve parar, precisamos avançar, “porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas.” (2 Co 10.4). Devemos nos revestir da armadura de Deus, descrita em Efésios 6.


O QUE É UM POVO NÃO ALCANÇADO?

Um povo não alcançado é um grupo humano (povo), dentro do qual não existe uma comunidade de cristãos que dispõe de pessoas ou recursos suficientes para evangelizar o restante do próprio povo e, portanto precisam de um esforço missionário de fora, principalmente transcultural.
Um povo não alcançado é também: "Um povo etnolingüístico sem nenhuma comunidade nativa de cristãos com número e recursos suficientes para evangelizar seu próprio povo sem uma assistência externa" (JOHNSTONE, Patrick. Intercessão Mundial. Contagem, MG: Missão AMEM, 1993).
Existem vários povos não alcançados espalhados por todo mundo. Pessoas que nunca ouviram falar do amor de Deus e de Sua obra de salvação. Atualmente existem no mundo 2,2 bilhões de crentes batizados, 2,8 bilhões de pessoas com acesso ao evangelho e 1,7 bilhões de pessoas sem acesso ao evangelho de Cristo, divididas em 8.300 povos. Para muitos destes povos, nem se quer iniciou-se a tradução de pelo menos o Novo Testamento.
No primeiro século da igreja, existiam doze povos não-alcançados para cada igreja. Hoje, a situação é inversa, são 875 igrejas para cada povo não-alcançado. Segundo esta estatística, se as igrejas unissem seus esforços, a evangelização destes povos já teria sido realizada. O fato da falta de unidade das igrejas quando se fala em missões, é o que tem levado a este estado presente. As igrejas agem de acordo com seus interesses. Muitos ministérios querem fazer missões sozinhos, e têm dificuldades em se unirem a agências missionárias. A igreja de Cristo em nossos dias parece não conhecer a força que tem, pois se elas se unirem, o poder e autoridade de Cristo que está sobre elas, é capaz de destruir o inpério das trevas. Se cada igreja fizesse a sua parte, a tarefa pode ser cumprida em nossa geração. A igreja atual tem os meios, os recursos, e a ordem de jesus Cristo para ir aos povos não-alcançados. O que se espera da igreja, é que esta cumpra a ordem de Jesus: “Ide por todo mundo...”. Sua ordem não foi para evangelizar só Jerusalém, mas também a Judéia, Samaria e os confins da Terra. Infelizmente, existem alguns aspectos medíocres que impedem certas igrejas de fazerem missões entre os povos não alcançados: não traz retorno financeiro, o investimento é lento e de longo prazo, o jmissionário não vai colocar a placa da denominação, não confere benefício pessoal, o pastor acha que tem outras prioridades, a visão da igreja é local, a igreja não planeja investir em outro campo (mesmo se sua visão for contrária a visão da bíblia), a igreja precisa de um novo templo e o dinheiro não pode ser desviado, porque se tem a idéia errada que todos os povos da Terra já foram alcançados pelo evangelho.

O QUE FAZER PARA ALCANÇAR UM POVO NÃO-ALCANÇADO

Precisamos ter no coração, o mandamento do Senhor que diz: “Ide por todo mundo...” (Mc16.15). Para alcançar-mos estes povos, temos que nos prontificar diante do Senhor e estarmos dispostos para uma grande batalha espiritual. Se falarmos que não sabemos da situação destes povos, Deus cobrará de nós. Há uma ordem em Provérbios 24.11,12, para livrar-mos aqueles que estão sendo levados para matança, e se dissermos que não o sabemos, Deus nos pagará segundo nossas obras. Temos que orar a Deus para que Ele nos direcione com qual nação devemos trabalhar. Conscientizar a igreja local da necessidade de evangelizar-mos aquele povo. Levar o projeto a uma agência missionária. Termos o coração pronto para orar e investir em missões, e adotar o povo escolhido, o que veremos abaixo.

COMO ADOTAR UM POVO NÃO-ALCANÇADO?

1º PASSO: Deus tem que fazer a obra no coração DE ALGUNS (UM GRUPO) membros da igreja local, de forma que estes vejam o mundo de uma perspectiva mais específica, não somente como diferentes países, mais como um grupo de pessoas que vivem nestes países. No mundo hoje existem cerca de onze mil grupos humanos que necessitam do Evangelho, que não comhecem a Cristo e Sua Palavra. Isso se deve ao fato de viverem em regiões onde a política, a cultura e a religião predominante, proibem a pregação do Evangelho de Cristo. Nestes países, o missionário tem que fazer um grande esforço para se adaptar a cultura e criar estratégias para se pregar a Cristo, devido a grande persequição, o que leva muitos missionários a não escolherem este tipo de campo. A visão destes campos tem que ser reforçada, levando-se em conta a responsabilidade da igreja em pregar a Cristo a todas as nações (etnias) – Mt 28.19 – e onde o Evangelho não foi anunciado – Rm 15.20,21.

2º PASSO: Uma vez surgindo a visão missionária no coração de UM GRUPO da igreja, estes escolhidos por Deus, cabe a eles, expandirem esta visão para o restante da igreja. Levar a visão aos anciãos, ao círculo de oração, ás crianças, aos jovens, aos pais de família e a cada irmão de sua igreja local. O icentivo de toda a igreja é de suma importância para que a visão de alcançar o povo não-alcançado, não fique restrita apenas aquele grupo, não havendo uma motivação maior para se lançar um plano de maior abrangência. Quando toda a igreja adota esta visão missionária, ela passa a entender que está fazendo a vontade de Deus no plano de evangelização mundial e um novo sentido de compromisso e de unidade passa a fazer parte da igreja, pois está cumprindo a tarefa missionária imposta por Deus a Sua igreja. Esta conscientização da igreja pode ser feita através de peças teatrais, cânticos por parte das crianças, culto especial de missões, boletins e notícias do campo missionário, seminários de missões, etc.

3º PASSO: O terceiro passo é a investigação, que consiste em três aspectos:

A) Identificar um ou mais povos que são considerados não-alcançados.

B) Definir o tipo de povo ou área geográfica que deseja alcançar (muçulmano, hindu, grupo tribal, budista, europeu, africano, etc). Cada grupo tem uma característica diferente e cultura diferente. Quando a igreja foca um povo a ser alcançado, passa a conhecer melhor essse povo, centralizando suas atenções para ele, bem como mobilizando os membros para intercessão. Outro fator importante é definir o missionário que melhor se identifica com o povo escolhido.

C) Procurar ajuda junto a agências missionárias, pois isso ajudará na orientação da tarefa a ser cumprida. Esse procedimento é muito importante porque manterá aberta a comunicação para se obter mais informações sobre o povo e acerca daquilo que outros estão fazendo para alcançar aquele mesmo povo, motivando e inspirando a continuidade do projeto. A comunicação com uma agência missionária é importante também para que não haja duplicação de esforços por parte das igrejas e das organizações missionárias, aproveitando o que outros já prepararam e decidiram.
4º PASSO: Conhecendo o grupo de povos que podem ser adotados, cabe agora a igreja orar a Deus, pedindo a direção de qual povo específico deverá ser alcançado. Ao adotar um povo, a igreja toma uma decisão muito séria, pois é um trabalho de muitos anos e não de um tempo curto. A oração deverá estar presente não só no processo de escolha, mas também durante todo o processo de evangelização, pois somente desta forma a salvação daquele povo será alcançada.

5º PASSO: O quinto passo é a adoção do povo. È um compromisso feito diante do Senhor, da igreja e do povo escolhido, de se fazer o necessário para evangelização daquele povo e uqe um igreja forte e auto-sustentável e auto-reprodutiva seja implantada ali.

6º PASSO: Uma vez que a igreja tenha adotado o povo não alcançado ela deve ser educada em tudo aquilo que implica o plano de alcançar os não alcançados. Uma igreja que não é ensinada nesta área perderá o enfoque na razão pelo qual está se envolvendo neste projeto. Deve-se ensinar a igreja a orar fielmente pelas pessoas que compõem este povo pela salvação delas e pelas necessidades físicas ou materiais que conhecemos. A igreja deve ser educada a ofertar sacrificialmente especialmente em favor daqueles que necessitam com urgência a satisfação de suas necessidades espirituais e físicas. A igreja deve ser ensinada a destinar seus recursos e a orientar seus esforços em direção a necessidades e projetos que desafiem e satisfaçam mais como o de levar o Evangelho a quem ainda não teve a oportunidade de ouvi-lo.

7º PASSO: Como um resultado do passo anterior espera-se que no meio da igreja local Deus levante uma pessoa a ser enviada para alcançar o grupo. A igreja deve estar atenta no recrutamento e no treinamento daqueles que demonstram maturidade (espiritual emocional e social) e um compromisso profundo em favor daqueles que não conhecem ao Senhor. O papel dos líderes da igreja será de extrema importância neste passo sendo que precisam animar orientar e aconselhar os que demonstram estas qualidades. Esta pessoa escolhida pelo Senhor e pela liderança de sua igreja e que tem um chamado para alcançar os não alcançados precisa passar por um processo de treinamento missionário. Existem várias opções de treinamento missionário no Brasil de acordo com o enfoque e o tipo de ministério que se deseja ter.
8º PASSO: O oitavo passo é a coordenação. É um passo muito importante para se poder alcançar com maior eficácia o grupo adotado. A coordenação implica que a igreja estará em contato com outras igrejas com sua junta ou secretaria de missões ou com outras agências missionárias com o fim de poder fazer um trabalho de cooperação. Nosso interesse não é o de estabelecer uma igreja de nossa denominação neste povo mas de comunicar o Evangelho para que seja plantada uma igreja que conheça a Jesus Cristo o exalte aprenda dEle proclame as Boas Novas para o restante de seu povo e a outros povos em outras partes do mundo. Por isso a cooperação pode e deve ocorrer já que a tarefa é muito séria grande de alto custo e urgente. A igreja deve aprender a trabalhar com outras agências e denominações compartilhando seus conhecimentos e aprendendo de outros. Tudo ajuda para que os esforços missionários sejam apoiados em oração e em espírito por outras igrejas e denominações.
9º PASSO: O último passo neste processo será o de alcançar o povo. Isto significa enviar missionários que levem o Evangelho e estabeleçam uma igreja autóctone neste povo. O processo de adoção culminará quando vermos isto realizado. O missiológo norte americano Larry Pate tem afirmado que um grupo só deve ser considerado alcançado quando 20% da população total confesse ser crente em Cristo Jesus. A implicação disto para a igreja é que ela deve estar disposta a trabalhar e investir vidas dinheiro oração e esforços a médio e a longo prazo para poder se envolver neste projeto de adoção. A igreja precisa ter uma clara compreensão de seu propósito e de seu compromisso com o Senhor não poupando recursos nem tempo até ver realizada sua visão.
Em resumo, para se alcançar um povo precisamos de cinco passos: selecionar o povo, orar pelo povo, pesquisar o povo, trabalhar em parceria e alcançar o povo.
Que Deus em Cristo nos ajude a ganhar as almas que vivem dentro da "Janela 10/40".

Um comentário:

  1. Sou professora evangelista de crianças e estou fazendo um trabalho missionário com meus alunos e gostaria de fazer intercâmbio através de cartas com as crianças do Haiti. Se for possível nos envie endereço para que possamos enviar nossas cartinhas para as crianças do Haiti.
    Nossa denominação é Igreja de Nova Vida Terra dos Milagres em Olaria RJ
    Bispo Francisco Martins
    Meu e-mail é: jujuavila26@yahoo.com.br

    ResponderExcluir