domingo, 3 de maio de 2009

Dia das mães

Em alguns dias estaremos comemorando o "Dia das mães". A atenção de todo comércio já está voltada para esta data, que depois do Natal é a data que mais "esquenta" as vendas nas lojas varejistas. Entre os presentes mais comprados estão os celulares, roupas, eletrodomésticos, flores, entre outros. Mesmo que todos saibam que a mãe deve ser lembrada todos os dias, não deixam esta data passar em "branco", os presentes e lembranças têm presença garantida. Mas afinal, o que uma mãe realmente espera de seus filhos no mundo atual em que os valores da família e da mulher estão tão banalizados?
A Bíblia está repleta de passagens ordenando aos filhos que honrem e respeitem aos seus pais. Aquele que honra o pai e a mãe tem promessa de vida prolongada (Êx 20.12). Quantos jovens têm suas vidas ceifadas por não atentarem para os conselhos das mães! Entram para o caminho das drogas e da criminalidade, abandonando a família e desprezando as doutrinas da mãe.
Outra triste realidade é a das mães que são deixadas pelos filhos em asilos e lar para idosos pela simples desculpa dos filhos: "Eu não tenho paciência para cuidar da mamãe!" Não estamos falando de senhoras idosas que realmente necessitam de cuidados especiais que só terão em uma internação, mas dos descasos de filhos cujo objetivo é literalmente se livrar do compromisso de cuidar de quem tão amorosamente lhe criou. A Bíblia tem a justa resposta para estes: " Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe." (Dt 27.16). " Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência da mãe, corvos do vale os arrancarão, e filhotes da águia os comerão."(Pv 30.17).
Encontramos na Bíblia vários exemplos de amor maternal. De Hagar por seu filho (Gn 21.16), da mãe de Moisés (Êx 2.3), da mãe de Samuel ( 1 Sm 2.19), de rispa pelos seus filhos (2 Sm 21.9,10), da mãe dos dias de Salomão (1 Rs 3.26), da mãe sunamita 92 Rs 4.20), da mãe pelo filho que amamenta (Is 49.15), da mãe cananéia (Mt 15.22), e é claro, de Maria mãe de Jesus (Jo 19.25). O que as mães esperam , se não que seu amor seja retribuído?
Que neste dia das mães os filhos possam refletir sobre a importância desta pessoa tão especial sem a qual nossa existência seria impossível. Que elas não sejam lembradas apenas nesta data, com presentes e lembranças, mas que sejam honradas todos os dias, com respeito, amor, consideração e tudo que possa se dar a uma pessoa com um nome tão expressivo: MÃE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário