quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Monte da Transfiguração. Mt 17. 1-13.

No Monte da Transfiguração estavam sete pessoas:

- Deus: O Eterno Pai.
- Cristo: O Redentor do mundo.
- Moisés: Representante da Lei.
- Elias: Representante dos Profetas.
- Pedro, Tiago e João: O núcleo da Igreja Cristã.
- Eram duas personagens da velha dispensação, três da nova aliança, uma de todas e Deus sobre todas.

1 – Moisés.
Para testemunhar que a Lei não foi suficiente para salvação do homem. Pelo fato do homem não ter forças para cumprir a Lei, esta se tornou morte para ele e não vida. Moisés foi o homem que recebeu o Decálogo no Sinai. Em Nm. 27 Moisés sobe ao monte e vê de longe a terra em que nunca entraria. Agora ele fala sobre um sacrifício que anularia para sempre os pecados que lhe impediu de entrar na terra.

2 – Elias.
Testemunhando em favor dos profetas. Eles pregaram, mas não foram ouvidos; foram martirizados e o povo não se converteu.

3 – Jesus.
O Único que poderia mudar a triste situação do homem; substituir com êxito tanto os sacrifícios da lei, quanto os profetas. Em Lc. 9.31 nos diz que naquele momento, eles falavam sobre a morte de Jesus. Estava provado, e Moisés e Elias eram testemunhas que nas velhas dispensacões o homem só falhou e que era necessário Jesus morrer uma vez por todas, “o justo pelos pecadores”, o Único Salvador.

4 – Pedro, Tiago e João.
Representando a nova dispensação, a Igreja. O novo povo, composto de todas as nações da Terra, não só entre os judeus. Os crentes em Cristo, que gozariam dos benefícios da morte de Jesus. A igreja marcha triunfante através deste sacrifício.

5 – Deus.
Está acima da Lei e dos profetas. Governa sobre a igreja; se interessa pelo homem e provou isso entregando o próprio Filho para morrer na cruz.

O sacrifício de Jesus já estava planejado desde a fundação do mundo. Deus mostra aos homens do passado (Moisés e Elias), que Ele tinha algo mais Poderoso que a Lei para vencer Satanás e fazer o homem triunfar.

4 comentários:

  1. QUERIDO PR.SAMUEL, VC SÃO MESMO IRMAUS,POIS EU CONHEÇO Á IURD NADA MENOS QUE 20 ANOS ,FUI LIBERTO DE TODO MAL, SOU DIZIMISTA ,E SEI PARA ONDE VAI AS OFERTAS E OS DIZIMOS, POIS VEJO AS IGREJAS SENDO CONTRUIDAS EM TODO BRASIL E NO MUNDO,FORA OS ALUGUEIS QUE TEM QUE SER PAGO ,COMO O SR. PODE FALAR DE TAL COISA,E SEM CONTAR QUANTAS ALMAS TEM SIDO RESGATADAS, COM AS OFERTAS DO POVO,AI VCS VEM FALAR DE MEGA TEMPOS ,PELO MENOS TEMOS VISTO PARA ONDE TEM IDO AS NOSSAS OFERTAS, SEM CONTAR QUE A IURD FICA ABERTA TODOS OS DIAS ,EM QUANTO TEM IGREJAS QUE SÓ ABRE DUAS OU TREZ VEZES POR SEMANA, E O PR AINDA TIRA FOLGA E FÉRIAS ENQUANTO OS PASTORES DA IURD ESTÃO ATÉ DE MADRUGADA NAS RÁDIOS E TELEVISÃO VCS ESTÃO DORMINDO SÓ TRABALHÃO DE DIA, ME DESCULPE, MAS VCS SÃO OS VERDADEIROS FARIZEL, QUE DEUS TENHA MISSERICÓRDIA DE VCS, EM VEZ DE FICAR FALANDO DOS IRMÃOS PORQUE VCS NÃO TRABALHÃO PARA GANHAR ALMAS PARA O REINO DO CÉUS, EU ACHO QUE ISSO QUE ESTÁ FALTANDO EM VC .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo...bom tê-lo por aqui. Vamos á algumas considerações:Primeiro o teu comentário nada tem a ver com o texto acima; segundo, em momento algum fiz menção a IURD; terceiro, este blog não tem como objetivo discussões que em nada nos levará (você já não tem suas convicções?); quarto, conheço minha denominação e o que ela tem feito em prol do Reino de Deus. Da próxima vez agradeceria se você se identificasse. Fica na graça!

      Samuel

      Excluir
  2. Esse anônimo aí tá embreagado de que???.Não falou coisa com coisa.Continue explicando os texto Pr Samuel e não se abata por coisas contrárias.Deus o abençoe.

    ResponderExcluir