sexta-feira, 24 de julho de 2009

Adorando na "beleza da santidade".

Encontramos na Bíblia duas referências sobre adorar na "beleza da santidade". As palavras foram ditas por Davi quando a Arca da Aliança fora trazida da casa de Obede-Edom para Jerusalém (1 Cr 15-16). Em 1 Cr 16.29, na última parte do versículo diz: "...adorai ao Senhor na beleza da Sua santidade" (VRC). Em Salmos 96.9a repete o texto, porém com um pequeno detalhe: "Adorai ao Senhor na beleza da santidade..." (VRC). No texto de Salmos não aparece a palavra "Sua" , como acontece em 1 Crônicas.
A pequena diferença no texto não tira a sua essência. Devemos adorar a Deus "na beleza da Sua santidade", referindo-se a santidade de Deus. Deus é Santo, isto é fato incontestável e a Santa Escritura dá testemunho disto. Que Deus deve ser adorado porque é Santo, todo cristão autêntico o sabe. Por outro lado, comentários do texto de Salmos diz que a santidade exigida deve partir do adorador, porque o versículo diz "na beleza da santidade", omitindo o pronome "Sua" que em 1 Cr 16.29 refere-se a Deus.
È muito simples. Deus é digno de ser adorado porque é santo. È dever do adorador apresentar-se a Deus em santidade.
Aquele que quer adorar a Deus não deve fazê-lo com sua vida de qualquer maneira. Para que a adoração seja aceita, Deus quer ver santidade no adorador (Ex 19.22). Lv 11.44 diz de forma clara: "...sereis santos, porque Eu sou santo...". Em Rm 12.1 Paulo adverte os romanos para "que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Aos coríntios o Apóstolo ensina que a santificação deve ser aperfeiçoada (2 Co 7.1). O escritor aos Hebreus diz que a santidade é um requisito indispensável para quem deseja ver o Senhor (Hb 12.14).
O cristão que reconhece a santidade de Deus e o sacrifício do Calvário, não se apresenta diante de Deus de qualquer maneira. Tem uma vida santa diante de Deus e testemunha disto na sociedade onde vive.
Que Deus nos ajude a melhorar a cada dia, até chegar aquele grande dia quando estaremos por toda a eternidade "adorando na beleza da Sua santidade".

Deus em Cristo vos abençoe.

Ev. Samuel Eudóxio.

6 comentários: