quinta-feira, 30 de julho de 2009

Falta Palavra e oração!

Definitivamente, nossos cultos precisam de Palavra de Deus e oração. Quando era menino (e isto não está muito longe), era comum você chegar em nossas igrejas as 19 horas e encontrar toda a igreja orando, buscando a presença de Deus nos instantes que antecediam os cultos. Eram vistos rostos com lágrimas e bancos molhados por essas mesmas lágrimas dos crentes que se quebrantavam na oração. Hoje esta cena é rara. Os que chegam antes do início do culto preferem conversar do que orar. Boa parte, ou chegam as 19h30min ou atrasados.
A ministração da Palavra também tem sofrido uma grande perda. A Palavra de Deus era para ter a primazia em nossos cultos, mas infelizmente o tempo para Ela tem sido cada vez menor. Não que eu tenha algo contra os Ministérios de louvor, mas em um culto onde se tem 1h15min de louvor e coreografias e apenas 15min para a Ministração da Palavra algo precisa ser mudado com urgência.
O resultado disto são crentes cada vez mais fracos e sem convicção de fé. O testemunho cristão tem sido cada vez mais superficial. Um cristianismo que não consegue influenciar, mas é influenciado pelo mundo. Uma grande massa em busca do "cantor" e não da verdadeira adoração, buscando o "pregador" e não a genuína Palavra da Verdade.
Se você perguntar sobre o Batismo no Espírito Santo a um irmão que serve a Deus a pelo menos 20 anos como era no passado, ele te responderá que Jesus batizava nos cultos semanais, nos lares, nas Escolas Dominicais. Era um feito que fazia parte de nossos cultos. Hoje, se um crente é Batizado no Espírito Santo, como diz meu Pr. Geraldo Florentino, "ele vira manchete". O que fazia parte e era de costume acontecer, virou um feito extraordinário! Por que? Simplesmente porque está faltando Palavra e oração!
Se quisermos ter um cristianismo poderoso e capaz de influenciar o mundo ao nosso redor, precisamos de voltar á oração e ao Ensino da Palavra!

Que Deus nos ajude a melhorar!

Ev Samuel.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tema: Cinco atitudes na vida devocional
Tx : 1ª Ts. 5.16-20

1- Regozijar-se sempre. v. 16
2- Orar sem cessar. v. 17
3- Dar graças em tudo. v. 18
4- Não extinguir o Espírito. V. 19
5- Não desprezar as profecias. V.20

domingo, 26 de julho de 2009

"O Avivamento que precisamos".

Charles Haddon Spurgeon

"Somos abençoados quando nos aproximamos de Deus através da oração. Sentimos tristeza ao perceber que muitas igrejas demonstram tão pouca importância à oração coletiva. De que maneira receberemos alguma bênção, se nos mostramos negligentes em pedi-la? Podemos aguardar um Pentecostes, se jamais nos reunimos uns com os outros, a fim de esperar no Senhor? Irmãos, nossas igrejas nunca serão melhores, enquanto os crentes não estimarem intensamente a reunião de oração. Mas, estando reunidos para oração, de que maneira devemos orar? Tenhamos cuidado para não cair no formalismo, pois estaremos mortos, imaginando que possuímos vida. Não duvidemos, motivados por incredulidade, ou estaremos orando em vão. Oh! que tenhamos fé imensa, para com ela apresentarmos a Deus grandes súplicas! Temos misturado o louvor e a oração como um precioso composto de especiarias, adequado para ser oferecido sobre o altar de incenso por intermédio de Cristo, nosso Senhor. Não poderíamos agora apresentar- Lhe uma súplica especial, de maior alcance? Parece a mim que deveríamos orar em favor de um verdadeiro e puro avivamento em todo o mundo.

UM AVIVAMENTO GENUÍNO E DURADOURO

Regozijo-me com quaisquer evidências de vida espiritual, ainda que sejam entusiásticas e temporárias, e não sou precipitado em condenar qualquer movimento bem-intencionado. Contudo, tenho bastante receio
Hoje muitos dos chamados avivamentos, em última análise, causaram mais danos do que benefícios. Uma espécie de loteria religiosa tem fascinado muitos homens, trazendo-lhes repúdio pelo bom senso da verdadeira piedade. Não desejo menosprezar o ouro genuíno, ao desmascarar as falsificações. Longe disso. Acima de tudo, desejamos que o Senhor envie-nos um verdadeiro e duradouro avivamento espiritual. Precisamos de uma obra sobrenatural da parte do Espírito Santo, trazendo poder à pregação da Palavra, motivando com vigor celestial todos os crentes, afetando solenemente os corações dos indolentes, para que se convertam a Deus e vivam. Se este avivamento acontecesse, não seríamos embriagados pelo vinho do entusiasmo carnal, mas cheios do Espírito. Contemplaríamos o fogo dos céus manifestando-se em resposta às fervorosas orações de homens piedosos. Não podemos rogar que o Senhor, nosso Deus, revele seu poderoso braço aos olhos de todos os homens nestes dias de declínio e vaidade?

ANTIGAS DOUTRINAS

Queremos um avivamento das antigas doutrinas. Não conhecemos uma doutrina bíblica que, no presente, não tenha sido cuidadosamente prejudicada por aqueles que deveriam defendê-la. Há muitas doutrinas preciosas às nossas almas que têm sido negadas por aqueles cujo ofício é proclamá-las. Para mim é evidente que necessitamos de um avivamento da antiga pregação do evangelho, tal como a de Whitefield e de Wesley. As Escrituras têm de se tornar o infalível alicerce de todo o ensino da igreja; a queda, a redenção e a regeneração dos homens precisam ser apresentadas em termos inconfundíveis.

DEVOÇÃO PESSOAL

Necessitamos urgentemente de um avivamento da devoção pessoal. Este é, sem dúvida, o segredo do progresso da igreja. Se os crentes perdem a sua firmeza, a igreja é arremessada de um lado para o outro. Quando eles permanecem firmes na fé, a igreja continua fiel ao seu Senhor. O futuro da igreja, nas mãos de Deus, depende de pessoas que na realidade são espirituais e piedosas. Oh! que o Senhor levante mais homens genuinamente piedosos, vivificados pelo Espírito Santo, consagrados ao Senhor e santificados pela verdade! Irmãos, cada um de nós precisa viver, para que a igreja continue viva. Temos de viver para Deus, se desejamos ver a vontade do Senhor prosperar em nossas mãos. Homens consagrados tornam-se o sal da sociedade e os salvadores da raça humana.

ESPIRITUALIDADE NO LAR

Necessitamos profundamente do avivamento da espiritualidade no lar. A família cristã era o baluarte da piedade na época dos puritanos; mas, nesses dias maus, centenas de famílias chamadas cristãs não realizam adoração no lar, não estabelecem restrições, nem ministram qualquer disciplina e ensino aos seus filhos. Como podemos esperar que o reino de Deus prospere, quando os discípulos de Cristo não ensinam o evangelho a seus próprios filhos? Ó homens e mulheres crentes, sejam cuidadosos naquilo que fazem, sabem e ensinam! Suas famílias devem ser treinadas no temor do Senhor, e sejam vocês mesmos “santos ao Senhor”. Deste modo, permanecerão firmes como uma rocha no meio das ondas de terror que surgirão e da impiedade que nos assedia.

INTENSO E CONSAGRADO PODER

Desejamos um avivamento de intenso e consagrado poder. Tenho suplicado por verdadeira piedade; agora imploro por um de seus mais nobres resultados. Precisamos de santos. Precisamos de mentes graciosas, experimentadas em uma elevada qualidade de vida espiritual resultante de freqüente comunhão com Deus, na quietude. Os santos adquirem nobreza por meio de sua constante permanência no lugar onde se encontram com o Senhor. É aí que adquirem o poder na oração que tanto necessitamos. Oh! que o Senhor levante na igreja mais homens como John Knox, cujas orações causavam à rainha Maria mais terror do que 10.000 soldados! Oh! que tenhamos mais homens como Elias, que através de sua fé abriu e fechou as janelas dos céus! Esse poder não surge por meio de um esforço repentino; resulta de uma vida devotada ao Deus de Israel. Se toda a nossa vida for pública, teremos uma existência insignificante, transitória e ineficaz. Entretanto, se mantivermos intensa comunhão com Deus, em secreto, seremos poderosos em fazer o bem. Aquele que é um príncipe com Deus ocupará uma posição nobre entre os homens, de acordo com a verdadeira avaliação de nobreza. Estejamos atentos para não sermos pessoas dependentes de outras; nos esforcemos para descansar em nossa verdadeira confiança no Senhor Jesus. Que nenhum de nós caia numa situação de infeliz e medíocre dependência dos homens! Desejamos ter entre nós crentes firmes e resistentes, assim como as grandes mansões que permanecem, de geração em geração, como pontos de referência de nosso país; não almejamos crentes semelhantes a casas de saibro, e sim a edifícios bem construídos, capazes de suportar todas as intempéries e desafiar o próprio tempo. Se na igreja tivermos um exército de homens inabaláveis, firmes, constantes e sempre abundantes na obra do Senhor, a glória da graça de Deus será claramente manifestada, não somente neles mesmos, mas também naqueles que vivem ao seu redor. Que o Senhor nos envie um avivamento de poder consagrado e celestial! Pregue por intermédio de suas mãos, se você não pode pregar por meio de seus lábios. Quando os membros de nossas igrejas demonstrarem o fruto de verdadeira piedade, imediatamente encontraremos pesso- as perguntando qual a árvore que produz esse fruto. A oração coletiva dos crentes é a primeira parte de um Pentecostes; a conversão dos pecadores, a outra.
Começa somente com “uma reunião de oração”, mas termina com um grande batismo de milhares de convertidos. Oh! que as orações dos crentes se tornem como ímãs para os pecadores! E que o reunir-se de homens piedosos seja uma isca para atrair os homens a Cristo! Venham muitas pessoas a Jesus, porque vêem outros correrem em direção a Ele. “Senhor, afastamos nosso olhar desses pobres e tolos procrastinadores e buscamos a Ti, rogando-Te que os abençoes com o teu onisciente e gracioso Espírito. Senhor, converte-os, e eles serão convertidos! Através de sua conversão, rogamos que um avivamento comece hoje mesmo. Que este avivamento se espalhe por todas as nossas casas e, depois, pela igreja, até que todos os crentes sejam inflamados pelo fogo que desce dos céus!”

Fonte: www.monergismo.com
Extraído da revista "Fé para hoje", nº 13, ano 2001. Editora Fiel.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Adorando na "beleza da santidade".

Encontramos na Bíblia duas referências sobre adorar na "beleza da santidade". As palavras foram ditas por Davi quando a Arca da Aliança fora trazida da casa de Obede-Edom para Jerusalém (1 Cr 15-16). Em 1 Cr 16.29, na última parte do versículo diz: "...adorai ao Senhor na beleza da Sua santidade" (VRC). Em Salmos 96.9a repete o texto, porém com um pequeno detalhe: "Adorai ao Senhor na beleza da santidade..." (VRC). No texto de Salmos não aparece a palavra "Sua" , como acontece em 1 Crônicas.
A pequena diferença no texto não tira a sua essência. Devemos adorar a Deus "na beleza da Sua santidade", referindo-se a santidade de Deus. Deus é Santo, isto é fato incontestável e a Santa Escritura dá testemunho disto. Que Deus deve ser adorado porque é Santo, todo cristão autêntico o sabe. Por outro lado, comentários do texto de Salmos diz que a santidade exigida deve partir do adorador, porque o versículo diz "na beleza da santidade", omitindo o pronome "Sua" que em 1 Cr 16.29 refere-se a Deus.
È muito simples. Deus é digno de ser adorado porque é santo. È dever do adorador apresentar-se a Deus em santidade.
Aquele que quer adorar a Deus não deve fazê-lo com sua vida de qualquer maneira. Para que a adoração seja aceita, Deus quer ver santidade no adorador (Ex 19.22). Lv 11.44 diz de forma clara: "...sereis santos, porque Eu sou santo...". Em Rm 12.1 Paulo adverte os romanos para "que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Aos coríntios o Apóstolo ensina que a santificação deve ser aperfeiçoada (2 Co 7.1). O escritor aos Hebreus diz que a santidade é um requisito indispensável para quem deseja ver o Senhor (Hb 12.14).
O cristão que reconhece a santidade de Deus e o sacrifício do Calvário, não se apresenta diante de Deus de qualquer maneira. Tem uma vida santa diante de Deus e testemunha disto na sociedade onde vive.
Que Deus nos ajude a melhorar a cada dia, até chegar aquele grande dia quando estaremos por toda a eternidade "adorando na beleza da Sua santidade".

Deus em Cristo vos abençoe.

Ev. Samuel Eudóxio.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Precisamos de mais conversão e não somente adesão.

Em dias que a palavra "Gospel" está em alta, ser evangélico virou moda e para muitos até meio de promoção pessoal. O mercado evengélico passou a ser disputado com unhas e dentes por cantores, "pregadores", estilistas e tudo quanto é seguimento de movimentação finançeira e comercial. O mercado é tão extenso que até administradoras de cartões de crédito e telefonia celular já fecharam contratos por aqui, levando o nome de algumas denominações em suas campanhas publicitárias e é claro, tendo muitos clientes "fiéis" (muitos nem tão fiéis assim).
O que quero dizer é que o evangelho deixou de ser uma religião minoritária e passou a ser quase a maioria. O que preocupa é estamos tendo uma grande massa que estão se "aderindo" ao evangelho e não se convertendo a Cristo.
Conversão é mudança de direção. É renunciar o mundo por amor a Cristo. È tomar a cruz e seguir a Cristo.
Adesão vem de "aderir", que segundo o Aurélio significa "abraçar partido, empresa, causa, seita". Adesão, ainda segundo o amigo Aurélio é "manifestação de solidariedade a uma idéia, a uma causa; apoio".
Para nos tornarmos membros de Cristo, precisamos mais do que uma simples adesão. Precisamos nos despojar do "velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano". (Ef 4.22). Precisamos nos tornar novas criaturas (2 Co 5.17).
Definitivamente precisamos de mais conversão e menos, simplesmente adesão. Os "aderidos" são sal que não tempera, luz sem brilho, religiosidade. O convertido tempera porque é o sal da terra, ilumina porque é luz em um mundo de trevas, é mais do que religioso, é cristão autêntico.


Pense muito nisto.
Em Cristo,
Ev. Samuel Eudóxio.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Este dia é dia de boas novas, e nos calamos..."

A frase do título foi expressada por quatro leprosos que se banqueteavam no arraial dos siros, enquanto que em Samaria a fome era tão grande que chegou-se a praticar o canibalismo (2 Rs 6. 27-29). Além de comer e beber eles passaram a esconder para si prata, ouro e vestes. Ao ler o texto ( 2 Rs 7 ), me veio a mente a situação do mundo em que vivemos. Semelhante a Samaria, o mundo atual está cercado de pecados e escravidão, e as pessoas têm fome e sede de salvação como nunca se viu na história. Todo o materialismo, a tecnologia e os bens terrenos não são suficientes para matar a fome espiritual que atinge milhões de almas em todo mundo.
O que fazer? Perguntamos.
Cristo nos dá a mesma resposta que deu aos discípulos quando estes queriam despedir a multidão faminta: "Dai-lhes vós de comer." (Mc 6.36).
Nós temos as Boas Novas de salvação para a humanidade, porém, muitos de nós, tal qual os quatro leprosos, saciamo-nos dos benefícios da salvação, comemos do "Pão da Vida" e guardamos tudo conosco.
Mais do que depressa, precisamos nos lembrar dos milhares que perecem sem Cristo e dizer como os leprosos: "Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nos calamos..." (2 Rs 7.9).
Vamos cumprir com urgência a ordem imperativa de Jesus: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Éspírito Santo;" (Mt 28.19). "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16.15).

Medite nisto.

Ev Samuel Eudóxio.

domingo, 19 de julho de 2009

Não tem "graça" este evangelho!

Muitos estão transformando o Evangelho da Graça, em uma religião "sem graça". Condicionam a salvação em artifícios humanos, excluindo totalmente o sacrifício de Jesus na cruz e seu objetivo. Qual é o resultado disto? A resposta é simples: adesão ao evangelho e nada de conversão verdadeira. Uma vida cristã sem saúde espiritual e sem compromisso com a Palavra de Deus. Uma conduta cristã igualada ao mundo, onde não se sabe mais quem é quem. Religiosidade e nada de mudança de vida.
As igrejas, principalmente as Neo-pentecostais, geram seus crentes e não dão o alimento necessário para seu crescimento. Nada de discípulado, nada de ensinamento, nada de Bíblia! Crentes anêmicos, figueiras sem fruto, ávores sem raíz. È isto que vemos.
O pôrque disto? È simples. È muito mais fácil oferecer um evangelho de trocas, do que de renúncias. È mais fácil pregar um evangelho de bens temporários, terrenos, do que ensinar aquele que é do céu, que exige mudança de vida, testemunho, vida com Cristo!
Voçê já ouviu alguém contar um piada "sem graça", onde quem ri é apenas quem a contou? È por aí. Tem muita gente pregando um evangelho sem a verdadeira Graça de Cristo, e implantando um "sem graça", onde quem ri são aqueles que têm suas contas bancárias favorecidas.
Misericórdia, realmente isto "não tem graça"!

Ev. Samuel

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Maravilhosa graça!

"Deus, pela graça, realiza a salvação e, na plenitude dos tempos, envia seu Filho, que é morto pelos pecados dos homens, e que ressurge, vencendo a morte pela vida, possibilitando a vida abundante para o homem espiritualmente morto.
Deus, pela graça, justifica o pecador, e o considera seu filho, uma vez que Jesus Cristo assumiu, antes, a posição do homem.
Deus, pela graça, regenera o ímpio que se arrepende e crê, transformando um vaso quebrado num vaso de honra, onde o Espírito Santo habita, depois que o homem se converte, e à medida que permite a Sua atuação.
Deus, pela graça, glorifica o homem, que sempre viveu na esperança de encontar-se, face a face com seu Criador, liberto das dificuldades e limitações que o rodeiam enquanto vive neste mundo.
Hoje, mais do que nunca, quando voltamos os nossos olhos para a história da salvação, testemunhamos o ser humano sendo beneficiado com as maravilhosasbençãos de Deus, outorgadas através de Sua graça."

Fonte: O homem em três tempos; Tácito da Gama Leite Filho; CPAD; 2ª Edição, 1984; pág. 155, 156.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Elizabeth Taylor diz que homenagem e funeral de Michael Jackson é um circo!

Ontem milhões de pessoas pararam para assistir a homenagem feita a Michael Jackson.
Afinal de contas, depois de tudo que sabemos sobre a vida, comportamento, relacionamento familiar e escândalos envolvendo Michael nos últimos anos, será que realmente podemos acreditar em todas as lágrimas que o mundo viu nas duas horas de homenagem ao artista? "A atriz Elizabeth Taylor disse nesta segunda-feira que não está disposta a participar da homenagem pública a Michael Jackson, por considerar o evento um circo. Amiga pessoal do astro da música pop, Taylor disse, por meio do microblog Twitter que rejeitou o convite para fazer parte da grande cerimônia." A verdade é que transformaram a morte de Michael Jackson em um grande jogo de marketing!
Que emisoras e detentores dos direitos autorais do cantor estão faturando milhões de dólares é inquestionável.
O que mais me impressiona é assistir a um mundo que até dias atrás tinha o cantor como pedófilo e fracassado, chorarem a sua morte como se fosse um santo. Como a opinião pública muda tão facilmente!
Já pensaram se a maioria destas pessoas já choraram alguma vez só em pensar sobre a vida de um homem que deu a Sua vida em troca das nossas? Por Esse sim vale a pena chorar e nos prostarmos em gratidão e adoração por ter sido pregado em uma cruz por causa de nossos pecados. Aqui na Terra para o coroarem Rei deram-lhe uma coroa de espinhos e como cetro de reinado deram-lhe a cruz, mas no Céu foi recebido em Glória e está a direita de Deus. Ele não é o "Rei do Pop", porque este termo sim é muito pequeno para Ele. Ele é o "Rei dos Reis" e "Senhor dos Senhores", "O Alfa e o Ômega, Princípio e o Fim". Toda honra e toda glória sejam dada a Jesus,pois Ele sim, merece toda nossa adoração e reverência.

Medite nisto.

Ev. Samuel Eudóxio

sexta-feira, 3 de julho de 2009

TRÊS ATITUDES PARA SALVARMOS NOSSA GERAÇÃO

TRÊS ATITUDES PARA SALVARMOS NOSSA GERAÇÃO
Texto: Pv 24. 11 – 14

Estamos diante de uma dura realidade. V. 11:

MORTE – No grego é thanatosque. Quer dizer separação. A morte separa a parte material da imaterial do ser humano. A parte material volta ao pó, e a imaterial é eterna, com Deus ou longe Dele. A morte rompe as relações naturais da vida material.

A – A Bíblia fala de 3 (três) tipos de mortes.
*MORTE FÍSICA: Todos passarão por ela. 2 Sm 14.14: “Porque certamente morreremos e seremos com águas derramadas na terra, que não se ajuntam mais.”
*MORTE ESPIRITUAL: seu efeito é presente e futuro. “Mortos em ofensas e pecados.” Ef.2.1
*MORTE ETERNA: Chamada de segunda morte.

B – A realidade do inferno.
*SHEOL – HEBRAICO – aparece 34x No AT sig. Sepultura ou inferno; lugar para onde vão os mortos.
*HADES – Palavra GREGA para Sheol. Aparece 10x no NT. Onde o rico da parábola estava.
*GEENA – Vem do HEBRAICO “Ge Hinom”, “Vale de Hinom”; lugar onde Manasses rei de Judá sacrificava crianças ao deus Moloque (2 Cr. 33.6); posteriormente, jogava-se neste lugar os lixos e refugos de Jerusalém para serem queimados.

C – A realidade do mundo
- No dilúvio só se salvaram 8. As águas tomaram a Terra.
- De Sodoma e Gomorra, só se salvaram 3. (Campinas do Jordão)
- E temos muito com o que nos preocupar COM O MUNDO DE HOJE:
* 2,2 BI de crentes batizados
*2,8 BI de pessoas com acesso ao avangelho
*1,7 BI sem acesso ao evangelho, divididos em 8.300 PNA.
* A maioria de nossos missionários estão no Brasil e América do Sul.
* De 1989 a 2005, o número de missionários na Janela 10/40 só cresceu 15%.
* Nosso maior desafio são os países asiáticos e demais da Janela 10/40.

Eis as três atitudes:

1 – Compromisso e coragem v.12
A – “Se dissermos: Eis que não o sabemos...” – Não temos desculpas.
B – Jesus nos deu uma ordem imperativa: “Ide por todo mundo...”Mc. 16.15
C - Deus nos pagará conforme nossa obra. v.12 c/ 1 Co. 3.12-15
*Ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha... Qual tem sido a tua?
* Alguns serão salvos, mas “como pelo fogo.”; como quem foge de um edifício em chamas.

2 – Pregarmos a GENUÍNA PALAVRA DE DEUS. V. 12.

A – A igreja tem “mel” em seus lábios. CT. 4.11: “Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.”
B – Ezequiel comeu o “rolo” e era doce como o mel. Ez. 3.1-3
C – A Palavra é alimento. “ Daí-lhes vós de comer...” Mc 6.37
PRECISAMOS VOLTAR Á PALAVRA DE DEUS. PREGAÇÕES COMPROMISSADAS COM A PALAVRA.

3 – SERMOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO.
A – Vivemos a Dispensação do Espírito Santo.
B – O Espírito Santo tira o medo e dá ousadia. Os discípulos estavam trancados. Jesus os enviou, assoprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo.” Jo. 20.22
C – O Espírito Santo está em todo o livro de Atos:
Cheios no Pentecostes. At.2.4
Diáconos cheios. At. 6.3
Pedro cheio. At.4.8
Estevão cheio. At.6.5; 7.55
Paulo cheio. At. 9.17;.13.9
Barnabé cheio. At. 11.24
Todos cheios. At.4.31; 13.52

D- È o Espírito Santo quem envia. Atos. 13.2
“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”

E – A Bíblia nos convida a sermos cheios do Espírito Santo. Ef. 5.18
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;”

Estamos na época mais difícil da atual tarefa missionária. Os países e povos a serem alcançados, são aqueles onde estão as três maiores religiões não-cristãs do mundo atual: o islamismo, o budismo e o hinduísmo. Está diante da igreja uma grande tarefa. Quem está disposto a executá-la?