segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vencendo o inimigo...à luz da Bíblia!

      Queridos, lidamos com um inimigo sagaz, maléfico, destruidor. Sua função é "matar, roubar e destruir" (Jo 10.10), o que ele tem feito a séculos e infelizmente tem obtido êxito na vida de muitas pessoas. Não dá para lutarmos com Satanás com nossas próprias armas. O adversário é tão astucioso que não poupou nem a Jesus, e olha que ele sabia que Ele era o Cristo, o Filho de Deus (Mt 4), além de Jesus haver jejuado 40 dias e 40 noites!
Uma prática antiga, mas que tem vencido o tempo, é a velha mania que alguns têm de "insultar o diabo", "pisar na cabeça dele", "dar-lhe bofetadas na cara", "colocar fogo no mulambo do cão", entre outras invencionices que entram sorrateiramente em nossas igrejas. O que me entristece é que muita gente gosta de ouvir isso! Mexe com o emocional, e se esquece de usar a razão.
       A Bíblia está repleta de passagens que nos ensinam a lidar com nosso arqui-adversário:
       1 - Poder para ferir a cabeça do diabo. Gn 3. 15; Rm 16.20. Lc 10.19

O homem, por si, não tem poder de "pisar na cabeça do diabo". A Palavra de Deus, já em Gênesis, deixa claro quem é que tem autoridade para pisar a cabeça de Satanás.  A "Semente da mulher", que nasceu de uma virgem, lá em Belém da Judéia, Jesus de Nazaré, a Ele glória para todo sempre! (Lc 2.1-7). É interessante observarmos que desde a queda, Satanás não havia conhecido um homem se quer que não havia pecado, portanto, a vitoria do homem sobre o pecado ainda não havia sido consumada, então veio Jesus, "Semente da mulher", 100% homem, 100% Deus, para garantir nossa vitória contra nosso adversário. Algo me chama a atenção quando falo desta batalha de Jesus com o inimigo, e me alegro ao concluir que foi um homem chamado Jesus, um que viveu como nós, que venceu o diabo por nós. Hebreus 4.15 diz que Ele em tudo foi tentado, mas sem pecado. Quem foi tentado? O Jesus 100% homem ou o Jesus 100% Deus? Fácil resposta, não? Deus não pode ser tentado pelo mal, nem por ninguém (Tg 1.13), portanto, o homem chamado Jesus, em tudo foi tentado e venceu por nós. Eis o porquê de Sua autoridade sobre o diabo. Onde nós falhamos, Ele venceu, onde nós caímos, ele permaneceu de Pé, onde desfalecemos, Ele triunfou! Glória a Ele eternamente!
      Caros irmãos, toda autoridade que temos sobre os demônios vem de Cristo e é para glória Dele. No texto de Lucas 10, quando voltavam de uma empreitada evangelística, os discípulos de Jesus se gloriavam porque os demônios lhe eram sujeitados em Seu nome (de Jesus), e o Mestre lhes chama a atenção para três verdades:
      1ª - "Eu vi Satanás caindo do céu como um relâmpago." (v 18), ou seja, "Eu o conheço, sei das suas obras, seu poder de convencimento, não brinquem!"
      2ª - "Eu lhes dei autoridade..." (v 19). Toda autoridade usada contra as hostes malignas não são nossas, senão do Senhor.
      3ª - Nossa maior alegria não deve ser porque os demônios nos são sujeitos, mas sim porque nosso nome está escrito no céu (v 20).
      Romanos  16.20 é mais incisivo ainda: "Em breve o Deus de paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês." (NVI). Quem esmagará Satanás debaixo de nossos pés? O Deus de paz! Aleluia! Portanto, quando falamos de nossa vitória sobre o diabo, é bom lembrarmos de quem nos garantiu essa vitória e lhe tributarmos toda Glória.
      Louve a Cristo, pois Ele sim, "tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz." ( Cl 2.14,15 ). Que autoridade!
      Em nenhuma passagem bíblica você verá Jesus brincando com o diabo, mas repreendendo-o, expulsando-o da vida das pessoas.
      2 - Orientações bíblicas:
      -  "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" Tg 4.7

      - "Não ignoreis os seus ardis." 2 Co 2.11

      -  "E eles o venceram pelo Sangue do Cordeiro..." Ap 12.11
      - " ...em meu nome expulsarão demônios..." Mc 16.17
      - "O anjo do Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu  Jerusalém o repreenda!" Zc 3.2

      Vamos ficar com a Bíblia. Se até um anjo repreendeu a Satanás em nome do Senhor, não convém a nós irmos além daquilo que está escrito (...)




      No Amado de Nossas Almas,

      Samuel Eudóxio.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário