segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aprendendo com Abraão a fazer a vontade de Deus.

Gênesis 12: 1 - 4

      O grande dilema de muitos cristãos é como compreender a vontade de Deus em suas vidas. Estou ou não conforme o plano de Deus? Estou no centro da vontade de Deus ou não? Qual o passo a ser dado para se estar no centro da vontade de Deus? O propósito desta postagem é tentar responder de forma simples e compreensível a minha visão e entendimento sobre o assunto. Vamos aprender com Abraão.
      Entende-se, pela Palavra de Deus e pela história, que Abraão cresceu na cidade de Ur dos Caldeus. Segundo se sabe, esta cidade era uma grande metrópole  da época e profundamente envolvida com a idolatria e adoração ás imagens de escultura. Uma equipe de exploração anglo-americana iniciaram no ano de 1923 uma busca na região do Golfo Pérsico, onde segundo informações, localizava-se no passado a pomposa Ur dos Caldeus. Suas descobertas foram reveladoras. As primeiras descoberta foram cinco grandes templos, sendo que o maior media 100 x 60 mt e era consagrado pela deusa da lua. Nas mesas de tijolos foram encontrados profundos talhos, como de faca, demonstrando a prática de sacrifício animal aos deuses pagãos da época. Com relação a arquitetura, os exploradores chegaram a conclusão que era mais sofisticada do que a da própria Babilônia de Nabucodonosor. Era uma sociedade organizada, próspera, porém pagã e idólatra. Era onde Abraão nasceu e passou parte de sua vida.
      Relatos históricos dizem que Abraão com quatorze anos de idade, vivendo na grande Ur dos Caldeus, começou a compreender que os homens de sua terra haviam se corrompido adorando imagens de escultura. Então, ele decide não mais adorar a ídolos e começa a orar a Deus para que conservasse sua alma pura, bem como a de seus antecedentes. E Deus começa a agir em favor do patriarca.
      A Bíblia nos diz em Gênesis 11:31 que "tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali." Abraão estava deixando para trás o progresso de uma grande cidade e sua cultura idólatra. Observe que o propósito de Terá não era habitar em Harã, mas ele saiu de Ur para ir à terra de Canaã, porém ficou na metade do caminho. O que será que atraiu o pai de Abraão para que habitasse em Harã? Não será o que tem acontecido com muitos servos de Deus em nossos dias quando estão a caminho da Canaã Celestial e se sentem atraídos a ficar no meio do caminho? Vamos voltar à nossa história.

      É fácil concluir, portanto, que Abraão no capítulo 12 de Gênesis, foi chamado não de Ur, como muitos falam, mais de Harã, onde sua empreitada para chegar a Canaã fora interrompida. Ali, em Harã, a palavra de Deus para Abraão foi clara: "Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." (Gn 12:1). Observe o verbo "mostrarei". Seria uma ação futura de Deus para Abraão. A primeira ação deveria ser do patriarca: sair! Eis o grande dilema de nossas vidas. Sair para o desconhecido, confiando na palavra de Deus!
      Obedecendo ao chamado do Senhor, o texto continua dizendo que "partiu Abraão como o Senhor lhe tinha dito" (v. 4). É aqui que aprendo como a vontade de Deus se revela aos seus servos. Quando obedecemos ao chamado do Senhor confiando na Sua Palavra, somente nela. Se Abraão não tomasse a decisão de "sair" conforme a ordem de Deus, Ele nunca lhe "mostraria" o desenrolar de seus planos para sua vida. Não é assim conosco?
      Quantos não oram durante anos para que Deus lhe "revele" Sua vontade, quando na verdade não estão dispostos a obedecer e dar o passo de fé em direção ao que Deus já lhe tem mostrado? O primeiro passo em direção a vontade de Deus é obedecer! Obedecer e "sair". Isso denota ação por parte do homem. Deus tem nossas vidas em suas mãos. O plano de Deus para nossas vidas está em Suas mãos. Cada ponto, cada passo, cada decisão. As nossas e as de Deus. Os pontos e os passos não podem ser pulados. Para que Deus "mostrasse" para Abraão as terras, foi necessário que ele "saísse", e porque saiu, anos depois o Senhor lhe disse: "Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre." (Gn 13:14,15).
       Viver a vontade de Deus e não confiar inteiramente Nele são duas coisas que não andam juntas. "Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus pensamentos serão estabelecidos." (Pv 16:3)


Em Cristo, Vencedor para sempre!


Samuel Eudóxio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário