segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Entregar e confiar!


Pv 16:3; Sl 37:5; 1 Pe 5:7


       É difícil encontrar alguém que nunca passou por uma adversidade. Os problemas fazem parte da vida de milhares de pessoas, sejam elas crentes ou não. O próprio Jesus não enganou ninguém ao dizer que “no mundo tereis aflições” (Jo 16:33). Ao contrário do que muitos pregam e ensinam hoje, o Cristo Eterno não omitiu essa realidade de seus fiéis. Incertezas, enfermidades, problemas no casamento, um filho nas drogas, dificuldades financeiras, um esposo alcoólatra, a notícia de uma doença grave. São exemplos de problemas enfrentadas por cristãos em todo o mundo. Mas como passar pela dificuldade sem ser abatido por ela?


       É interessante como existem pessoas que mesmo diante dos problemas continuam felizes e otimistas. A certeza de dias melhores nunca saem de suas convicções. Conseguem transmitir paz, mesmo em meio a “grandes guerras”. Em seus lábios têm sempre uma palavra de vitória e um cântico ao Senhor. Estas pessoas conseguiram entender um segredo primordial para lidar com problemas. O segredo da entrega e da confiança.


       Os dicionários de língua portuguesa trazem os seguintes significados para a palavra CONFIAR: Ter fé, esperar, ter confiança, entregar aos cuidados, à fidelidade de alguém; dizer em confidência alguma coisa a alguém: confiar as mágoas. Mas antes da confiança vem a entrega. Eis o primeiro passo para enfrentar as adversidades: entregá-las aos cuidados de quem possa resolvê-las. Aleluia!


       O versículo 5 de Salmos 37 é um dos mais citados no meio evangélico: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” Quem entrega, confia. Não há porque você entregar todos as tuas causas aos cuidados do Senhor e não confiar que ele trabalhará em teu favor. Lembra-se de Jó? A célebre fala: “ Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25). Já entregou? Então confie!


       Em um mundo de tanta insegurança, precisamos confiar em Deus. Sobre a confiança, veja o que diz Provérbios 16:3: “Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” Entre os muitos significados da palavra CONFIAR, no versículo, encontramos os seguintes: remover e tirar as cargas. É o suficiente. Não foi por acaso que Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o MEU FARDO É LEVE.” (Mt 11:28-30). O ser humano carrega muitos FARDOS, CARGAS pesadas de se carregar, que não conseguirão levá-las até o fim da caminhada se não as CONFIAR ao Senhor. Entrega e confia!


       Sabe a visão que se tinha quando se falava em confiar? Pense em um camelo trazendo sobre suas costas vários sacos. Cargas com as quais ele atravessou o deserto árido, onde tinha como companhia a areia e o sol. Em certo momento esse camelo, já cansado, ajoelha-se para que seu senhor retire de suas costas todo o peso. Essa é a confiança de Provérbios 16:3. Essa é a confiança que Deus espera de nós!


       É hora de você entregar suas cargas ao seu Senhor. Sozinho não dá mais. Não vais chegar até o fim. Alguns com cargas de pecados, outros com os mais diversos problemas. Não importa o peso do fardo. Assim como o camelo, precisamos nos ajoelhar e dizer: “Senhor, preciso de ti. Entrego minha vida, meus cuidados, problemas...tudo a ti! Entrego e confio. Descarrego minha vida em tua presença”


       Não poderia concluir sem citar o simples pescador que aprendeu a confiar no seu Senhor: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pe 5:7). Poderíamos dizer também: Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” 1Pe 5.7. (NTLH).


Em Cristo, vencedor eternamente!

Samuel Eudóxio




4 comentários:

  1. Pastor Samuel
    A Paz do Senhor

    Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.

    Rafael Carlos
    fidelidadeajesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor irmão!
    Obrigado!

    O aplicativo para seguir o blog está lá sim, talvez seja o navegador que você usa que não deu para abrir. Dê uma olhada... Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Oi Samuel que bom que vc esteve no meu Blog,te encontrei através da minha irmã Talita a Adoradora,ela segue vc no twiter,olha seus seguidores não aparece...mas no decorrer das horas vou tentar te seguir,clik em cima dos seguidores,para aparecer a caixinha..da palavra salvar...a paz do Senhor.Vou te seguir tbm no twiter!
    http://simonebastos2007.blogspot.com/

    ResponderExcluir