quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pesquisa: Jovens Saem da Igreja Por Ser Lugar ‘Pouco Amigável'

     Li no http://portuguese.christianpost.com esta matéria e estou postando para que possamos refletir e ganharmos nossos jovens. Algumas perguntas poderão surgir. O que a igreja deve fazer para não perder seus jovens para o mundo?


      "Pesquisadores descobriram que a grande maioria, ou 59% dos jovens cristãos abandonam a igreja de forma permanente ou durante um longo período de tempo após completar 15 anos de idade.
A pesquisa foi realizada pelo Grupo Barna, revela que grande parte dos jovens vê a igreja como um lugar pouco amigável e cheio de julgamento, segundo o site Cristianos.
      O estudo, que envolveu entrevistas com 1.296 jovens que são ou já foram membros de igrejas, é o resultado de um trabalho de cinco anos reunido no livro “You Lost Me: Why Young Christians are Leaving Church and Rethinking Faith” (Por que os jovens cristãos estão abandonando a Igreja e repensando a fé, em português), escrito pelo atual presidente do Grupo Barna, David Kinnaman.
      Os resultados da enquete mostram também que na faixa dos 18 a 29 anos os jovens acreditam que “os Cristãos demonizam tudo que está fora da igreja”; e um terço deles simplesmente acha que “ir à igreja é chato”.
      Um dos fatores que vem colaborando para o distanciamento entre os jovens e a igreja é o confronto entre as expectativas religiosas e a experiência sexual dos jovens. Um em cada seis jovens Cristãos afirmam que “cometeram erros e sentiram-se julgados pela igreja por causa deles”.
      Enquanto isso, entre os entrevistados católicos, 40% dos jovens entre 18 e 29 anos acreditam que a doutrina de sua igreja em relação à sexualidade e ao controle de natalidade estão “desatualizados”.
      Entre os principais fatores que distanciam os jovens da igreja, foram identificados: a atitude superprotetora e exclusivista da igreja, o fato de oferecer uma experiência cristã superficial, visão antagônica à ciência, um lugar em que o sexo é tratado de maneira errada, a não valorização de outros tipos de fé e espiritualidade e a hostilidade que a igreja trata quem não crê no que ela ensina.
      De acordo com o site Cristianos, Kinnaman classifica essa evasão dos jovens da igreja como um problema que requer providências urgentes, já que normalmente os jovens saem de casa cedo, vão para a faculdade ou começam logo a trabalhar, casam e têm filhos antes dos 30 anos.
      Segundo Kinnarman, as igrejas não estão preparadas para lidar com o ‘novo padrão’ vigente no mundo. “No entanto, o mundo está mudando de maneira significativa, como um acesso cada vez maior ao mundo e a diversas ideologias, em especial por conta da tecnologia, fazendo crescer seu ceticismo em relação a figuras externas de autoridade, incluindo o cristianismo e a Bíblia”, conclui."


Fonte: christianpost.com


Samuel Eudóxio

5 comentários:

  1. os motivos explicitos neste texto o pq dos jovens se desviarem não da presença d Deus, mas da igreja de Deus (ou dos homens vai saber) é por causa da hipocrisia q há dentro do tabernáculo do Senhor. Desde a época d moisés já era assim, e ainda hoje o é. Muitos julgam uns aos outros sem saber o q realmente está acontecendo, alguns dizem q o ama, mas as atitudes são totalmente o contrário do q eh o amor. Há uma quantidade de cristãos q se acham super crentes, e se acham no direito d julgar o próximo, mas como diz em Tiago 4 vers. 11-12, quem somos nós para julgar nossos irmãos, e por isso q muitos saem da igreja, por ver e não concordar com tamanha hipocrisia.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Grupos missionários de jovens, eventos reunindo bandas e encontros podem fazer com que essa realidade mude. Muitos desses jovens talvez não tenham tido um encontro verdadeiro com o Espírito Santo. Para tal os líderes tem que acompanhar de perto essa fase da vida em que os questionamentos são comuns e a busca das respostas, podem fazer com que abondonem de vem a presença do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo. Bom tê-lo aqui no blog. Não é apenas o jovem que sofre certos julgamentos. Certas igrejas (ou homens) não sabem lidar com alguns problemas ocorridos na igreja. As palavras graça, paciência, reconciliação, precisão fazer parte dos ministérios que trabalham diretamente com jovens.

    Samuel Eudóxio

    ResponderExcluir
  4. Madeira, meu nobre amigo...prazer imensurável vê-lo por aqui, seja sempre bem vindo! Um pastor amigo meu sempre dizia: "O único que pode manter o jovem na igreja é o Espírito Santo". Um encontro real com o Espírito é essencial para a saúde espiritual do jovem.
    Volte sempre amigo!

    Samuel Eudóxio

    ResponderExcluir
  5. Olá, li sua postagem, e gostaria de compartilhar minha opinião a respeito.
    Bom o fator em questão é muito relativo por que olhando para o lado espiritual, quem tem um contato com o Senhor, não se deixa contaminar, ou influenciar por determinados acontecimentos; por outro lado hoje em dia a tentação esta cada dia mais exposta e quem não busca estar próximo do Senhor acaba pondo em pratica o que o Senhor Jesus disse: Por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriara (Mt: Cp 24 vs 12). O Como foi mencionado acima no texto, a hipocrisia é o que faz com que venhamos nos deixar influenciar e julgar nossos irmãos afinal somos falhos em determinados casos. Mais que o Senhor Nos abençoe que ele nos guarde e que o seu Espírito Santo prossiga falando em nossos corações!

    ResponderExcluir