segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O milagre da regeneração


Jo 3.7; Tt 3.5.

            Regeneração no latim significa renascer, nascer de novo, gerar outra vez. Quem nasce neste mundo precisa nascer de novo, de um novo Pai, numa nova família, se quiser ter a vida eterna e se tornar um filho de Deus. Jo 3.7
O termo na Bíblia
 A palavra grega para regeneração é “palingenesia” encontra-se em Mateus 19.28 e em Tt 3.5 referindo-se á vida nova do cristão. Em Tiago 1.18 é empregada a palavra “apokue”, siginificando “conceber ou fazer nascer de novo”. Em Ef 2.10 aparece a expressão “Ktizo”, “criar”. O produto desta criação é uma nova “Kaine ktisis”, um novo homem. Em 1 Co 5.17 temos “Kainos anthropos” ou “um novo homem”, “uma nova criatura”.
Conversão e regeneração
             O ato de conversão requer uma ação humana. Deus não me converte, eu é que tenho que me converter. Joel 2.12,13. Jesus disse em Mateus 11.28, 29: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas.” Só toma o jugo de Cristo, ou seja, a direção do evangelho, quem aceitou o primeiro convite do “vinde” e foi regenerado por Cristo.
            O ato de regeneração é uma obra criativa de Deus e por isso o homem permanece passivo por completo, não havendo lugar para a cooperação humana, o que não significa que o homem não coopera em etapas posteriores no trabalho da redenção. A obra criativa de Deus resulta em nova vida, mediante a qual o homem, vivificado em Cristo, participa da vida de ressurreição e pode ser chamado de nova criatura.
            Não nos cansamos de contemplar o milagre do nascimento, maravilhando-nos com o milagre de uma nova vida que vem ao mundo. Assim também há alegria nos céus, quando Deus opera o milagre do novo nascimento dum pecador.
- Lc 15.7: “Digo-vos que do mesmo jeito haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrrependimento.”
- Lc 15. 23,24: “Trazei o bezerro cevado, e matai-o. Comamos, e alegremo-nos. Pois este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.”

            1 - Falsas teorias acerca da regeneração

1.1 – A vontade humana como causa da regeneração.

Como já dissemos acima, o papel do homem é se converter, aceitar o convite para salvação, mas só Deus pode operar o novo nascimento. Jo 1.13: “filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”
- Rm 8. 5,6,9.
V.5: “Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.”
v.6:”A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”
v.9: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele.”
A carne sempre quer agradar a sua vontade. Somente aquele que é uma nova criatura em Deus consegue domar seus desejos, e isto só pelo Espírito Santo.

1.2 – A educação como forma de regeneração. 
               
Alguns crêem que a educação é a solução para os problemas religiosos, morais e intelectuais. No entanto, toda a educação não pode levar o homem além de sua condição de morte espiritual. A educação pode fazer milagres, mas não contém o poder para dar vida a um morto ou dar atividade á alma paralizada pelo pecado. Pela educação damos cultura aos homens, o capacitamos intelectualmente e até, quem sabe, moralmente para triunfar na vida deste mundo. A educação pode transformar. No entanto, o pecador necessita de uma nova criação e isso a educação não pode fazer. A educação pode levar o homem até certo ponto de seu desenvolvimento. O Espírito Santo de Deus, regenerando a alma, faz com que ela seja suscetível para desenvolver-se infinitamente, para vida eterna.
Razão e espírito: a razão é uma galinha, o espírito é um pato. Os dois vãos juntos em direção ao lago. Ao chegar à beira da água, a galinha para e o pato entra na água e nada livremente. Assim a razão não consegue acompanhar o espírito.

1.3 – O batismo como causa da regeneração.

A Igreja Católica Romana ensina que o batismo é a regeneração. Segundo eles a água não pode regenerar espiritualmente, mas o ato da obediência a Deus, submetendo-se o homem ao batismo pode regenerá-lo. Ensinam ainda que não há garantia para salvação e para regeneração para aqueles que não se batizam.
Na verdade, o batismo é o símbolo da regeneração. Inúmeros textos ensinam sobre a fé, sobre o Espírito Santo operando a regeneração. Todas as evidências do NT apresentam o batismo logo depois da remissão dos pecados e não como causa disso.
Um exemplo claro de alguém que não foi batizado, porém foi regenerado, é o “ladrão da cruz”, Lc 23. 42,43: “Então disse: Senhor lembra-te de mim quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”
Alguns textos que evidenciam que não é o batismo que regenera: At 10.44-48; 11.12-14; 1 Co 4.15; Ef 5.26.

2. Como ocorre a regeneração no homem.

2.1. O Espírito Santo é o agente ativo no milagre da regeneração. Jo 3.5,6.
2.2. O meio usado na regeneração espiritual é a Palavra de Deus. 1 Pe 1.23; Hb 4.12; Rm 10.17.
2.3. A ressurreição de Jesus é a evidência do excelso poder de Deus que operou em nosso benefício, para nos trazer a salvação. 1 Pe 1.3.
2.4. O instrumento mediante o qual se realiza o novo nascimento é a fé em Jesus Cristo. Gl 3.26; Jo 1.12.
2.5. A base sobre a qual o novo nascimento se realiza é o sangue de Jesus. 1 Pe 1.17-19.

3. A regeneração segundo a Bíblia Sagrada

3.1. A regeneração é necessária para a salvação. Jo 3.7; 6.44;  Gl 5.6; Jr 13.23.
3.2. A regeneração é um nascimento. Jo 3.3; Rm 6.13; Ef 2.1; Tg 1.18; 1 Pe 1.23.
3.3. A regeneração é uma mudança operada no coração do homem. At 16.14; Mt 12.33-35; 15.19; Rm 6.17; Sl 51.10; Ez 11.19.
3.4. A regeneração é uma mudança instantânea. Jo 3.8
3.4. A regeneração é uma mudança operada por Deus. Jo 1.13; Ef 2.10; 1 Pe 1.3
3.5. A regeneração não é uma reforma, “é criar de novo, nascer de novo”. Jo 3.3-6.
3.6. A regeneração é uma geração espiritual. 2 Pe 1.4; 1 Jo 3.9; 4.7; Tg 1.18; 1 Pe 1.23
3.7. A regeneração é uma revivificação espiritual. Jo 5.21,25;  Ef 2.1,5,6.
3.8. A regeneração é uma trasladação espiritual. Cl 1.13; 1 Jo 3.14;  Jo 5.24.

4. Resultados da regeneração.

A regeneração não é gradativa, mas imediata. As manifestações da regeneração do homem é que se dão de forma gradativa.
            4.1. O homem torna-se uma nova criatura. 1 Co 5.17.
            4.2. O homem torna-se filho de Deus. Jo 1.12,13; Gl 3.26
            4.3. O homem torna-se habitação do Espírito Santo. 1 Co 3.16; 6.19; Rm 8.9-11.
            4.4. O homem é liberto da esfera e escravidão da carne. Rm 8.2,9,13.; Gl 5.16-26
            4.5. Uma fé viva em Cristo. 1 Jo 5.1
            4.6.  Vitória sobre o mundo. 1 Jo 5.4; 2.15-17;  Ap 3.4,5.
            4.7. Cessação da prática do pecado. 1 Jo 3.4-9
            4.8. Justiça como prática de vida. 1 Jo 2.29
            4.9. Amor aos irmãos. 1 Jo 3.14.

            Reflexões acerca da regeneração:

            “A regeneração ou o novo nascimento é o lado divino daquela mudança do coração, que, do ponto de vista humano, chamamos de conversão...Há dois aspectos na regeneração: no primeiro a alma é passiva; no segundo a alma é ativa. Deus consegue o primeiro exercício desta disposição em vista da verdade; nesta mudança a alma mesmo é ativa. Sem dúvida, essas duas partes da obra de Deus são simultâneas. Ao mesmo tempo em que Ele faz a alma ser sensível, Ele derrama sobre ele a luz da verdade e lhe induz o exercício da disposição santa que Ele lhe tem dado.” -  Strong
            “A interpretação moderna se inclina ao retorno do uso simbólico do conceito de regeneração. Nossas realidades éticas têm a ver muito com os caracteres transformados. A regeneração expressa assim uma mudança ética radical e vital, que é mais do que um princípio metafísico, completamente novo. A regeneração é um degrau vital no desenvolvimento natural da vida espiritual, um reajuste radical dos processos morais da vida.” – Youtz

            “Ser convertido, ser regenerado, receber a graça, experimentar a religião, adquirir segurança, são outras tantas frases que denotam o processo, gradual ou repentino, por meio do qual uma pessoa, que estava dividida, consciente de estar enganada, de ser inferior e infeliz, se converte numa personalidade unificada, conscientemente reta, superior e feliz como conseqüência de seu firme apego ás realidades religiosas.” - James

           
 Em Cristo, o Eterno,

Ev Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário