segunda-feira, 11 de junho de 2012

A conversão de Saulo de Tarso


 Atos 9, Gl 1.15,16

Saulo sai de Jerusalém sentido a Damasco “respirando ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor” (Atos 9.1). Seu plano era acabar com a igreja de Cristo. Mas por que em Damasco?
Saulo decidira ir aos lugares mais distantes em sua missão de prender os crentes em Cristo. Damasco ficava a 160 km ao norte de Jerusalém. Seria um empreendimento e tanto, mas para Saulo, sua recompensa estaria no número de mortos e presos. Segundo Flávio Josefo, em algum ponto da história, dez mil judeus foram massacrados em Damasco, uma forte evidência de que em alguma ocasião vivia um grande número de judeus naquela cidade. Saulo também tinha acesso aos dados deste censo. Acredita-se que muitos judeus convertidos estariam fugindo de Jerusalém e escolhendo Damasco para viver. Era um prato cheio para Saulo! Mas, felizmente, Deus tinha outros planos.
Foi no caminho de Damasco que Saulo teve um encontro com Cristo e tornou-se o maior apóstolo do Evangelho de Cristo.
O perseguidor converte-se a Cristo!
Dá pra imaginar o que passou pela mente de Saulo quando ele ouviu do próprio Cristo: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues”? At 9.5
O Cristo que tanto ele perseguia estava ali, falando-lhe aos ouvidos. Foi a conversão “súbita” (Atos 9.3) de um dos maiores perseguidores da igreja.
No íntimo, Saulo já não conseguia mais viver com os “aguilhões”. Que aguilhões? Atos 9.5. Cito pelo menos três.
1º - Vida e palavras de Jesus. Saulo percorreu as terras por onde Jesus passou, e os testemunhos de Cristo estavam vivos naquelas terras.
2º - A morte serena de Estevão
3º - A fé corajosa dos cristãos. Saulo testemunhou a morte de muitos por causa da fé em Cristo.
Como bem escreveu Charles R. Swindoll, “poucas conversões na história do cristianismo podem ser comparadas à que aconteceu na estrada de Damasco. Isso é verdade porque poucos oponentes do cristianismo alcançaram tal grau de desprezível notoriedade quanto Saulo.”
 O mesmo Jesus ainda continua salvando muitos "Saulos" mundo afora. 

Em Cristo,

Ev. Samuel Eudóxio

facebook.com/samueleudoxio
twitter: @SamuelEudoxio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário