quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Avivamento pela Palavra - 4ª Parte - Restauração das portas de Jerusalém



Cada uma delas traz um ensinamento poderoso á igreja:

Neemias 2 e 3

- Porta do Gado ou das Ovelhas (Ne 3.1) – figura de Jesus – a porta da Salvação e o Bom Pastor. João 10.7-9: “Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que Eu Sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.” A igreja precisa voltar a pregar Cristo como o único Salvador.

- Porta do Peixe (Ne 3.3; 12.39) – onde os peixes eram comercializados. Mateus 4.19: “E disse-lhes: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” A igreja nunca pode se esquecer de sua missão de ganhar almas para Cristo.

- Porta Velha (Ne 3.6; 12.39) – ficava na parte mais antiga da cidade. Símbolo da doutrina da Palavra, que apesar de ser milenar, nunca se envelhece. 

1 Pe 1.24,25: “Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a Palavra do Senhor permanece para sempre. E essa é a Palavra que entre vós foi evangelizada.”

- Porta do Vale (Ne 3.13) – lembra humilhação, quebrantamento e contrição na presença de Deus.

Sl 51.17: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”  

Ne 1.6: “...e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos.”

- Porta do Montouro (Ne 2.13; 3.14) – por onde saía o lixo da cidade. Alerta-nos a não nos contaminarmos com o lixo deste mundo, através da mídia, internet e outros meios.

Dt 7.26: “Não meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema.”
Sl 10.3: “Não porei coisa má diante dos meus olhos...”

- Porta da Fonte (Ne 3.15) – ficava próxima ao Tanque de Siloé. Figura da Palavra de Deus, que mata toda nossa sede espiritual, e limpa-nos de todo pecado.

Sl 119.50: “Isto é a minha consolação na minha angústia, porque a tua Palavra me vivificou.”

- Porta de Micfade ou Porta da Guarda (Ne 3.31) – ficava adjacente ao Templo. Lembra-nos a guarda dos preceitos divinos.

Sl 119.112: “Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até o fim.”

Continue acompnhando o estudo nas próximas postagens.

Em Cristo,

Ev. Samuel Eudóxio

Nenhum comentário:

Postar um comentário