quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Avivamento pela Palavra - 6ª Parte - Reverência, louvor e adoração nos cultos



...continuação...

3 – A reverência nos cultos. V. 5

“E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs de pé.”
Salmos 89.7: “Deus deve ser em extremo tremendo na assembléia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam.”
A – Reverência a Palavra – Infelizmente há alguns que nem mesmo trazem mais a Bíblia ao culto. Sente prazer nos louvores, nos testemunhos, em toda a programação da igreja, mas não na explanação da Palavra de Deus.
B – Reverência no culto ao Senhor. Tenho observado com muita tristeza o crescimento de uma grande irreverência nos cultos que prestamos ao Senhor. Infelizmente, é inegável que há reuniões pagãs onde há reverência a falsos deuses e as reuniões são conduzidas de modo ordeiro. O que será de nós, portanto, que nos reunimos para adorar o verdadeiro Deus?

Algumas das atitudes que observamos durante nossos cultos: 

- Atrasos injustificáveis
- Chegar ao culto e nem sequer dobrar os joelhos para orar, quando a prática antiga era chegar 30 minutos antes e orar até o início do culto.
- Excesso de idas aos banheiros, principalmente por crianças, jovens e adolescentes. Nossos cultos duram no máximo 02 horas e há pessoas chegam a ir ao banheiro 4 vezes, além de tomar água pelo menos umas 05 (cinco). Será que se estivesse em casa fariam o mesmo?
- Conversa paralela durante o culto. No mínimo é uma falta de educação com quem está ministrando ou louvando. Às vezes isso dificulta até mesmo o pregador na entrega da mensagem que Deus lhe deu para o povo. E Deus, o que será que pensa disto?
- Presença no momento dos louvores e abandono do templo no momento da Palavra.
- Músicos que só fazem “a sua parte” e abandonam a sua posição no restante do culto. Por várias vezes, durante a liturgia, você sente de Deus de louvar ao Senhor com um hino e ao procurar os músicos não os encontra onde deveriam estar.
- Há aqueles que “aproveitam” o momento do culto para resolverem assuntos administrativos.
- Um “culto” nos corredores e pátios da igreja, além de outro nos banheiros.

E ainda queremos um avivamento? Desta forma?

O que a Bíblia nos diz sobre a reverência ao Senhor:

Hc. 2.20: “Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.”
Sl 89.7: “Deus deve ser em extremo tremendo na assembléia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam.”
Lv 19:30: “Guardareis os meus sábados e o meu santuário reverenciareis. Eu Sou o Senhor.”
Hb 12.28: “Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade.”
Ec 5.1,2: “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras.”

4 – Louvor e adoração nos cultos. V.6

E Esdras louvou o Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! – levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra.”
A – A adoração em nossos dias está erroneamente ligada apenas à música.
B – O adorador não precisa ser necessariamente um músico, mas um crente que teme ao Senhor. Jonas 1.9: “Eu sou hebreu e temo ao Senhor...” – sou um hebreu adorador.
C – O adorador reconhece a sua pequenez e a grandeza de Deus.

Algumas definições:

Adoração:

 
É o produto do adorador; não combina com extravagância, mas é sempre reverente. Vejamos:
Gn 24.26: “Então, inclinou-se aquele varão, e adorou ao Senhor.”
Ex. 12.27c: “Então, o povo inclinou-se e adorou.”
Ex 34.8: “E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça á terra, e encurvou-se,”
2 Cr 20.18: “Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e toda a Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando o Senhor.”
2 Cr 29.28,29: “E toda a congregação se prostrou quando cantavam o canto, e as trombetas tocavam; tudo isto até o holocausto se acabar. E, acabando de o oferecer, o rei e todos quantos com ele se acharam se prostraram e adoraram.”
Ne 8.6c: “...e inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra.”
Mt 2.11: “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram...”
1 Co 14.25: “Os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente ente vós.”

Louvor:   

A - É a expressão, verbalização, exteriorização do que está em nosso coração.
Sl 57.7: “Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei e salmodiarei.”
B – Louvor não se limita ao cântico.
Sl 103.1,2: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu Santo Nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.”
1 Ts 5.23: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Cântico

É o meio de expressão do louvor; é o louvor com música.
Sl 149.1: “Louvai ao Senhor! Cantai ao Senhor um cântico novo e o seu louvor, na congregação dos santos.”
Sl 69.30: “Louvarei o nome de Deus com cântico e engrandecê-lo-ei com ação de graças.”
1 Co 14.26: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.”
Pode haver cântico sem louvor e adoração
Amós 5.23: “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos.”
Is. 29.13: “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído.”

Louvor e adoração não são show, nem baile gospel, e nem todo ritmo deve ser empregado na adoração no templo.

Referência bibliográfica: em "4 - louvor e adoração nos cultos" - Livro "Erros que os adoradores devem evitar" do Pr. Ciro Sanches Zibordi (recomendo a leitura desta obra para obreiros e todos que trabalham com equipes de louvor nas igrejas).

Continua....
Em breve os dois últimos tópicos do estudo.

Em Cristo, 
E. Samuel Eudóxio

Nenhum comentário:

Postar um comentário