segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"Ebenézer: até aqui nos ajudou o Senhor!"



1 Sm 7.3-12

Introdução:

- Israel estava vivendo apenas derrotas porque confiava em suas próprias forças e capacidades, desprezando a presença de Deus e o concerto do Senhor. Veja as perdas de Israelna batalha:

1ª) Morreram 4 mil homens – 1 Sm4.2
2ª) Morreram 30 mil homens – 1 Sm 4.10
3ª) A Arca foi tomada e morrem Hofni e Finéias – 1 Sm 4.11
4ª) Morre Eli com a notícia da morte dos filhos e tomada da Arca – 1 Sm 4.17,18
5ª) Nasce Icabô (Foi-se a glória de Israel) como símbolo de extrema tristeza – 1 Sm 4.19-22
Era realmente o momento de tomada de decisões, ou o futuro da nação estaria completamente comprometido.

O que aconteceu em MISPA?

1 – Era a hora de rever os erros e tomar decisões. A hora de fechar para balanço. 1 Sm 4.3

A – Conversão ao Senhor. Volta para Deus. V.3ª

“Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor...”

As maiores derrotas se dão quando não reconhecemos a Deus como o Senhor da nossa vida e Aquele que tem sempre o melhor para nós.

B – Tirar do coração tudo o que ocupa o lugar de Deus. Nosso coração tem que ser exclusividade Dele. V.3 b

“... tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes...” – livrar-se da idolatria.

C – Preparar o coração para Deus. V.3c

“... e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará das mãos dos filisteus.”

Não existirão mudanças significativas se nosso coração não estiver preparado para o agir de Deus.

2 – Decisões primordiais requerem urgência. V.4

“Então, os filhos de Israel tiraram dente si os baalins e os astarotes e serviram só ao Senhor.”

A – “Decida-te por tua alma!”

B – “Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?” Lc 12.20

Passamos muito tempo preocupados com tanta coisa e nos esquecemos do primordial: cuidar de nossa alma! 

- Quantas horas oramos?
- Quantas tempo passamos lendo a Palavra de Deus?
- Quantas horas investimos no próximo?
- Quantas horas a sós com Deus? 

C – O que tem sido primordial em tua vida? É tempo de decisões, e elas não podem mais esperar!

3 – Mispa, o lugar que Deus marcou a vida de seu povo. V.5-14

Samuel reuniu o povo em Mispa (Torre de Vigia): era uma localidade onde o povo acostumara a se reunir em grandes emergências nacionais (Josué 18:26; Juizes 20:1, 3; 21:1, 5). Estava cerca de 11 quilômetros ao norte de Jerusalém, no monte mais alto da redondeza, uns trezentos metros de altitude acima da planície de Gibeão. Mais tarde foi ali que Saul, o primeiro rei de Israel, foi identificado e apresentado ao povo (1 Samuel 10:17 em diante).

A – Mispa é lugar de oração. V.5 – oração de gratidão e de intercessão pelo que ainda virá.

B – Mispa é lugar de arrependimento e confissão. V.6 – “Pecamos contra o Senhor.”

C – Mispa é lugar de Deus julgar nossas ações. V. 6 – “E julgava Samuel os filhos de Israel em Mispa.”

D – Você pode até ter incertezas em Mispa, mas confie, pois Deus está no controle. V. 7-8

E – Mispa é lugar do nosso sacrifício e da resposta de Deus. V. 9

“Então tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.”

F – Mispa é lugar de vitória. V. 10.

A vitória veio quando Samuel oferecia o holocausto. Portanto, mesmo que esteja difícil continue servindo e adorando ao Senhor, pois enquanto você adora e servi ao Senhor em obediência a Sua Palavra, Deus trabalha em seu favor.
Por mais que tenhamos passado um ano de dificuldades, vamos encerrá-lo bradando um grito de vitória!

4 – O marco de nossas vitórias. V.12

“Então, tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.”

A – Sem (Penhasco) – rochedo elevado. 

A pedra foi colocada entre Mispa (torre de vigia) e Sem (penhasco). Entre o conhecido e o desconhecido. Entre uma vitória e um grande desafio.

Ebenézer (pedra de ajuda) - "até aqui nos ajudou o SENHOR". Com esta pedra eles celebraram a ajuda do SENHOR no passado, reconheciam a presença atual do SENHOR com eles, e estabeleciam um memorial para o futuro.

B – Nós também temos uma “Pedra de Ajuda”, a Pedra de Esquina, rejeitada por muitos, mas por Deus aprovada. 

Is 28.16: “Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.”

Mt 21.42: “Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos.”

Ef. 2.20-22: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.”

Nosso encontro com Jesus é “o marco” entre o passado, presente e futuro. Tudo agora depende Dele e é para Sua glória!

Em Cristo ,

Ev. Samuel Eudóxio
https://www.facebook.com/samueleudoxio


Um comentário: