terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O testemunho cristão. 1 Jo 2.6



               Há um ditado popular que diz que “as palavras convencem, o exemplo arrasta”. Isso é bem verdade quando se fala de Cristianismo. O valor do testemunho cristão tem que ir além de suas palavras. De nada adianta um discurso de santidade e vida com Cristo, se na realidade isso não acontece. Jesus chamou os fariseus de “sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia” (Mt 23.27). A nossa vida pública deve ser reflexo daquilo que somos no particular, mas parece que os homens se preocupam em demonstrar um padrão na aparência, na presença, e outro completamente diferente na vida privada.
            Há homens que parecem tão santos no santuário, que nunca deveriam sair de lá, e tão impuros fora dele, que nunca deveriam adentrá-lo. Charles Haddon Spurgeon dizia: “Que nunca sejamos sacerdotes de Deus no altar e filhos de Belial fora das portas do tabernáculo”. Hipocrisia pode ser tolerada nos meios políticos e sociais, mas não na casa de Deus.
            Paulo aconselha ao jovem Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm 4.16). Esse padrão serve para todos os crentes, em todas as épocas. Mantenha-se em linha com a verdade, para que aqueles que te ouvem e convivem contigo não desabonem seu discurso, e por fim desacreditem na fé. Richard Baxter, teólogo inglês do século 16, coloca isto desta forma: “Dê atenção a você mesmo, para que seu exemplo não contradiga sua doutrina (...) para que você não desminta com a vida o que diz com a língua; e seja o maior impedimento ao sucesso do seu próprio trabalho.” O testemunho cristão é fundamental.
            Quando João diz que “aquele que diz que está Nele também deve andar como Ele andou” (1 Jo 2.6), ele remete-nos a um grande desafio: sermos imitadores de Cristo e testemunhas de Seu evangelho.
            Testemunho não é apenas falar daquilo que Jesus fez, é também viver uma vida de acordo com a Palavra de Deus, de forma que a nossa maior pregação seja nossa própria vida. Testemunho é a “prova, o vestígio, o indício” das verdades professadas pelo cristão. É a diferença entre aquele que serve e o que não serve a Deus (Ml 3.18). No novo testamento esse testemunho está expresso como luz resplandecente (Mt 5.16), santidade (1 Pe 1.15,16), zelo pelo bem (1 Pe 3.13), maneira de viver (Hb 13.7), exemplo de boas obras (1 Ts 1.7), entre outros termos. Jesus ilustra com dois elementos: sal e luz (Mt 5.13-15).

Em Cristo,

Ev. Samuel Eudóxio