quarta-feira, 9 de abril de 2014

SALMOS 133


1 - Todas as tribos de Israel governadas por Davi. Liderança. V.1

2 - O papel do sacerdote Levítico na vida do povo. A verdadeira função sacerdotal, como prevista na lei, somente seria possível com as tribos reunidas. v. 2

3 - Hermon e Sião. Os gelos nos altos picos do Hermon, e os orvalhos produzidos ali, regavam a terra, tornando-a produtiva. O contraste entre Hermon e Sião é extremo: enquanto o primeiro representa vida por sua situação geográfica, Sião é a fronteira do deserto, que é símbolo de morte, de sequidão. A partir de Sião na direção sul só se encontra terra seca, sem vida. Enquanto a região do Hermon é rica em águas, a região do Negueve (ao sul de Sião) depende de cursos temporários de água que vêm das montanhas após as chuvas mais ao norte. No mais, encontra-se o Mar Morto, que, por seu alto grau de salinidade, não suporta nenhum tipo de vida. Que contraste! Porem, em Sião é que estão as bênçãos espirituais para todo Israel. Em Sião Deus estabeleceu o seu rei e o seu sacerdote, dois ofícios de bênção para todo o povo, na unidade. O ponto focal da santidade e bênção é Sião, porque lá o Senhor ordenou a sua bênção para sempre. Que lições preciosas!

O povo não poderia ser abençoado na divisão por dois motivos simples: sem um rei não haveria vitória e paz, e sem um sacerdote que ministrasse a todo o povo eles não teriam condições de se aproximar de Deus e serem abençoados. Qual é a bênção prometida? "Vida para sempre." 



Samuel Eudoxio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário