terça-feira, 21 de abril de 2015

"NA VERDADE, ATÉ AOS GENTIOS DEU DEUS O ARREPENDIMENTO PARA A VIDA."

 ATOS 11.18

No Antigo Testamento pode-se ler várias alusões a salvação dos gentios. Primeiramente, quem eram os "gentios"? São todos os povos e nações da Terra, exceto Israel. Do A.T lhe convido a ler com atenção: Isaías 42 e 52. 7-10. Já no Novo Testamento citarei mais alguns textos.
João escreve que Jesus "veio para o que era seu, e os seus não o receberam" (Jo. 1.11), ou seja, ele foi rejeitado como Messias e Salvador por aqueles de sua nação, Israel. Visto que a extensão da promessa de salvação em Cristo já havia sido prevista, penso que o fato da rejeição dos judeus não foi a causa principal da porta do Evangelho se abrir aos gentios, mas apenas mais um mecanismo para o cumprimento da promessa de Deus feita no A.T.
O evangelho de Cristo, agora, é salvação para todos aqueles que receberem a Cristo como salvador, independente de raça, tribo ou nação, e não mais uma exclusividade de Israel. (Jo 1.12)
Fazendo uma leitura mais apurada do N.T percebe-se que João Batista já tinha uma visão voltada também aos gentios. Leia Lucas 3. 8 - 14 e perceba que no versículo 8 João prega que seria necessário aos seus ouvintes judeus produzirem frutos dignos de arrependimento, pois o fato de serem descendentes de Abraão não garantiria a sua salvação. No versículo 14 foi a vez dos soldados romanos, ou seja, estrangeiros, uma vez que esse ofício não poderia ser exercido pelos judeus. Mas ele não foi o único a pregar para aqueles que não eram de sua nação.
Jesus também salvou uma mulher samaritana, curou (ressuscitou) o filho de um oficial (Jo 4. 43-54), curou e salvou um leproso samaritano (Lc 17. 11-19), que inclusive foi o único a voltar com gratidão. Nas suas últimas instruções aos discípulos, em Mt 28. 19, o Cristo ressurreto diz: Portanto, ide, ensinai todas as nações...". Em Atos 1.8 a ordem é semelhante, e ainda mais abrangente, pois cita "até os confins da terra." O que falar de Paulo, o Apostolo dos gentios? Vamos deixar para outro artigo.
Voltando ao A.T, em Gênesis 10 Deus povoou a Terra após o dilúvio através da descendência de Noé, de onde surgiram 70 povos, conforme o texto hebraico, que formaram o mundo de então. Em Lucas 10.1 o médico historiador narra que Jesus enviou 70 discípulos para anunciarem o Evangelho. Coincidência? Não. O plano de Deus é a Salvação de todos os povos, línguas e nações. Jesus será pregado “até os confins da Terra”. (Atos 1.8). E a missão de fazer Cristo conhecido é nossa, da igreja. Você tem feito a sua parte?

Em Cristo,

Ev. Samuel Eudóxio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário