quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

MOBILIZANDO A IGREJA LOCAL PARA FAZER MISSÕES

     
    

     O objetivo de toda igreja de Cristo sempre deve ser ganhar almas, começando por “Jerusalém”, passando por “Judéia” e “Samaria” e “até os confins da terra” (At 1.8). Recursos devem ser colocados a disposição para o cumprimento desta nobre tarefa, e todos devem se envolver.
A ordem de Jesus foi: “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15). A maioria dos crentes imagina que esta ordem é restrita aos pastores e ministros, e essa falsa suposição está despojando-os de uma obra determinada por Deus. De uma forma injusta está restringindo ao ministério uma obra que pertence a todos os filhos de Deus.
Quando falamos em mobilizar os crentes de nossa igreja para a obra missionária, temos de seguir o plano da igreja do Novo testamento: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias, acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (At 2.46, 47). Uma igreja do Novo testamento é aquela em que os membros são fortalecidos, edificados, treinados e depois enviados para cumprir o propósito de Deus para suas vidas. Nem todos transporão os limites territoriais, mas todos devem estar engajados na obra, fazendo parte da obra missionária.
Quando Paulo escreve aos Éfesios, no capítulo 4, versículo 11 e 12, ele cita a distribuição dos ministérios, e diz que o ministério foi entregue por Cristo com um propósito. Qual é este propósito? Para o “aperfeiçoamento dos santos”, a fim de que estes possam fazer “a obra do ministério”. Qual o ministério do crente? Ganhar almas para Jesus. 
Cada líder e obreiro deve reproduzir em cada crente a motivação de ganhar almas e investir na obra missionária. Os membros da igreja devem ser ensinados que eles não são apenas espectadores, nem estão na arena e nem ficam assistindo. Eles são participantes: “Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a Palavra” (At 8.4). A expressão grega traduzida por “iam por toda parte” significa literalmente “ir do começo ao fim”, o que quer dizer que eles iam de lugar em lugar anunciando as Boas Novas, a Palavra. Todos os servos de Deus foram chamados a obedecer ao “IDE”. Mobilizá-los para a obediência é nosso trabalho como líderes da igreja.

Em Cristo,

Samuel Eudóxio