quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Uma batalha de muitas derrotas

Texto: 1 Sm 4

Introdução: A situação pecaminosa de Israel e do sacerdócio levou a nação a experimentar uma batalha de grandes derrotas, conforme vemos a seguir:

1 – Uma batalha de derrotas físicas. v. 2, 10
Morreram 34 mil israelitas.

2 – Uma batalha de derrotas morais. v. 10
Israel fugiu de seus inimigos.

3 – Uma batalha de derrotas pessoais. v. 11
A morte de Hofni e Finéias.

4 – Uma batalha de derrotas espirituais. v. 11
A arca de Deus foi tomada. Esse fato demonstra que eles tinham na presença da arca a garantia de suas vitórias, independente de sua situação moral. “Deus não se deixa escarnecer”. Eles “não compreendiam que um símbolo das coisas espirituais não é uma garantia absoluta da realidade que ele representa. Deus permanecia com o seu povo somente enquanto esse povo procurasse manter comunhão com Ele, segundo o concerto. Semelhantemente, sob o novo concerto, alguém ser batizado em águas, ou participar da Ceia do Senhor nenhum benefício espiritual lhe trará a não ser que viva em sincera obediência ao Senhor, trilhando seus justos caminhos (1 Co 11. 27-30)”.

5 – Uma batalha de derrota coletiva. v. 13
Toda a cidade, a nação de Israel sentiu a perda. Há erros cometidos individualmente que refletirão negativamente na coletividade.

6 – Uma batalha de derrotas familiares.
Morte de Hofni e Finéias. v. 11
Morte de Eli. v. 18
Morte da mulher de Finéias. v. 19 – 22

7 – Uma batalha de perdas que não se pode contabilizar. v. 21, 22
“Foi-se a glória de Israel.” Dá para imaginar o tamanho dessa perda? Mesmo que nos capítulos posteriores, a decadência de Israel reflita um pouco dessa perda, é impossível mensurar na sua totalidade, visto que o valor da “glória de Deus” está muito acima de qualquer imaginação humana.


Conclusão: O grau de nosso relacionamento com Deus definirá se teremos vitórias ou derrotas nas batalhas da vida.  

Em Cristo,

Pr. Samuel Eudóxio

Nenhum comentário:

Postar um comentário