segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

DEUS EXALTADO, DAGOM ENVERGONHADO

1 Sm 5

Introdução: No capítulo 4 vemos Israel passando por um momento de grande derrota, quando os seus exércitos são derrotados e a Arca da Aliança é tomada pelos filisteus. Mas perceba que essa derrota é do povo de Deus, e não do próprio Deus que nunca perde uma batalha.

1 – Os filisteus “tomaram a Arca de Deus”. 1 Sm 5.1
Os filisteus pensavam que a vitória deles sobre Israel era também uma vitória contra o próprio Deus. Em 1 Sm 4. 6, 7 os filisteus reconhecem que Algo sobrenatural acompanhava Israel nas batalhas, mas quando o povo de Deus se afasta Dele e é derrotado na batalha os adversários passam a acreditar, enganosamente, que Deus também poderia ser vencido. Nosso testemunho de fé poderá influenciar na maneira que o mundo e aqueles que estão ao nosso redor vê Deus.

2 – A Arca diante de Dagom. 1 Sm 5. 2
Após tomarem a Arca os filisteus a colocam “diante” de Dagom, como se Dagom fosse superior a Deus. Novamente eles se enganaram. Israel perdeu a batalha, mas Deus continua sendo Deus. Ele não se submeterá aos ídolos, tampouco será comparado a eles. Algo estava por vir.

3 – Dagom diante de Deus. 1 Sm 5. 3
Na madrugada do dia seguinte os filisteus encontram Dagom, o seu deus, caído prostrado diante da Arca “com o rosto em terra”. Imediatamente eles “tomaram a Dagom e tornaram a pô-lo no seu lugar”. Que deus é este o dos filisteus que carece de ser levantado por estar caído? A manhã do dia seguinte traria novas notícias.

4 – Dagom vencido, Deus exaltado. 1 Sm 5. 4
Podemos imaginar que na manhã seguinte ao episódio em que Dagom prostrou-se diante da Arca o povo cresceu em número no templo de seu deus para ver se algo novo havia acontecido. A surpresa foi ainda maior: Dagom estava caído novamente, só que desta vez sua cabeça e ambas as palmas de suas mãos foram cortadas. Era Deus mostrando que Ele continua no trono, que Ele continua sendo Deus! Não vemos os filisteus se rendendo ao Senhor, mas a declaração do versículo 7 (sete) é o bastante como um reconhecimento de que Dagom perdeu a batalha: “Não fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a sua mão é dura sobre nós e sobre Dagom, nossos Deus.”

5 – Para os filisteus foi mais fácil sofrer a ira de Deus do que se entregar a Ele. 1 Sm 5. 6 – 12
Mesmo após a derrota de Dagom observa-se que os filisteus não se rendem a soberania de Deus, e diante disso são castigados com hemorróidas (tumores) que fazem com que o povo clame de tal forma que o “clamor da cidade subia até o céu” (1 Sm 5. 12). Para algumas pessoas é mais fáci sofrer do que reconhecer o Senhor como o seu Deus. É mais fácil viver uma vida de sofrimentos longe de Cristo do que reconhecer que Ele morreu para lhes dar “vida abundante” e “vida eterna”. A ação final destes filisteus foi tirar Deus do meio de seu povo e devolver a Arca da Aliança aos Israelitas (1 Sm 6). As lições vividas naqueles dias em que a Arca esteve entre os filisteus de nada serviu para o seu arrependimento e reconhecimento do Deus verdadeiro, pelo contrário, depois de passar por tudo eles ainda declararam que o limiar do templo seria mais “sagrado” ainda a partir de então, sendo proibido pisar nele (1 Sm 5. 5; Sf 1. 9).

Conclusão: Deus tem dado aos homens prova de sua existência. Deus tem ensinado que nossas derrotas não significam que Ele está inoperante, mas que pelo contrário Ele continua sendo Deus e nunca perde. Ele tem nos ensinado que a Sua glória é superior aos ídolos de madeira, barro ou ouro. Ele é soberano sobre tudo e todos! Nós falhamos, erramos, mas Ele contínua sendo Deus. Aqui está uma lição para o povo de Deus de que se falhamos ou perdemos a culpa sempre será nossa, nunca de Deus. É uma lição também aos inimigos de Deus e da Cruz, ensinando que a manifestação do poder e da soberania de Deus é uma oportunidade de reconhecer que Ele é o Senhor. Uma pena muitos não reconhecerem isso.

Em Cristo,

Pr. Samuel Eudóxio
Auxiliar na Assembleia de Deus Ministério de São João Del Rei (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário