domingo, 28 de novembro de 2021

É Assembleia ou não é Assembleia?

As Assembleias de Deus clássicas, além da liturgia, tem alguns parâmetros que lhe são característicos: compromisso com a Palavra de Deus, Escola Dominical, Culto de Doutrina (entenda!), compromisso com a oração, uso da Harpa Cristã, Círculo de Oração, Conjunto de Mocidade, os "bons costumes", critérios bíblicos e institucionais para separação e consagração de obreiros, e segue relação.

Eu fico me perguntando o porquê de alguns movimentos, com todas as letras mesmo, utilizam o nome da Assembleia de Deus sendo que nada tem a ver com a denominação. É porque o nome é forte? Tem respeito? Tem história?

Igrejas do "retété", "cai-cai", "unção do riso", cultos de revelações somente, "profetadas", igrejas com pastores divorciados mais de uma vez, "pastorado dado no monte", e por aí vai. Um pessoal que nunca passou por uma Assembleia, e quando vai "abrir o seu ministério", sim, abrir mesmo, coloca o nome da Assembleia. 

Na minha humilde opinião, tinha que ter o mínimo de bom senso, e pelo menos seguir a linha Assembleiana, para que todos não sejam colocados no mesmo bojo.

Infelizmente, pelo que sei, o nome não foi patenteado ou registrado, e por isso não tem como barrar essa avalanche de Assembleia que surge com um segundo nome na frente, sem ter nada a ver com a igreja histórica.

Acredito que pelo menos as convenções deveriam consultar as igrejas mais antigas de cada cidade ou região antes de credenciarem algumas dessas "pseudos assembleias" nas convenções estaduais, e por conseguinte na CGADB. Infelizmente, uma linha que esse pessoal segue é credenciar em uma convenção fora de seu Estado. Pelo menos é o que vemos acontecer aqui em MG, onde muitas buscam credenciamento no Estado de São Paulo, por exemplo.

Falo como alguém que nasceu e foi criado nessa histórica igreja, e tem amor por ela, e que me entristeço ao ver o nome da nossa denominação em movimentos que em nada condiz com a nossa Confissão de Fé, com o que pregamos ou ensinamos.

Assembleiano raiz não aceita imitação. Exige uma Assembleia de Deus 100% original. 

Com todo respeito, se não tem raiz Assembleiana, e não está disposto a seguir as origens da denominação, coloque outro nome. Coopera aí, vai. 

Em Cristo, e com amor.

Pr Samuel Eudóxio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário